segunda-feira, 2 de abril de 2018

Exposição "Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura" é inaugurada no ECLB






Com o objetivo de celebrar os 155 anos de nascimento do Padre Antonio Francisco de Mello, foi inaugurada hoje, no Espaço Cultural Luciano Bastos, a exposição temporária Padre Mello, um Gênio da Civilização e da Cultura, organizada pelo Centro de Estudos Portugueses Antonio Ignacio da Silveira, dando início ao projeto Abril: Mês de Padre Mello - Uma Festa Portuguesa com Certeza.

Açoriano e bonjesuense de coração, Padre Mello (27/04/1863 - 13/08/1947) foi vigário em Bom Jesus do Itabapoana por quase 50 anos (1899 a 1947) e teve grande papel no desenvolvimento de nossa terra.

Para o ECLB é motivo de alegria receber essa mostra, uma vez que, além de Professor de latim do Ginásio Rio Branco, aqui foi também o local onde residiu, em 1911. É o que nos conta o historiador Antonio de Souza Dutra: 

Em 1911 (...) no Largo Santa Rita existia apenas o prédio que é hoje o Ginásio Rio Branco, que fôra construido por José Carlos Campos para sua residência e era então ocupado pelo Padre Mello, que ali morava em companhia da velha d. Cândida, sua tia, e de d. Mariquinhas, sua irmã”.


Dr. Gino Bastos, representando o jornal O Norte Fluminense e o Centro de Estudos Portugueses, organizador do evento.


Dr. Gino Bastos e Dra. Nísia Campos, ex-aluna e professora do Colégio Rio Branco, presidente do ILA. Anísia Pimentel e músicos da JEMAJ prestigiaram o evento. 




Jornalista Jailton da Penha

Ex-aluno e professor do Ginásio Rio Branco, Dr. Sebastião Freire Rodrigues entrega ao Dr. Gino Bastos um banner alusivo ao livro que lançou, de Delton de Mattos, sobre o homenageado.
 



Dr. Sebastião Freire Rodrigues doa um exemplar de livro sobre Padre Mello a Claudia Bastos, diretora do Espaço Cultural Luciano Bastos






















Público presente tendo ao centro o Ir. Ederaldo do Carmo, ex-aluno do Colégio Rio Branco.





Além de mapa histórico de Bom Jesus do Itabapoana (15.03.1940),  a mostra reúne jornais e exemplares raros de livros da autoria do padre agrimensor e escritor (que fazem parte do acervo do ECLB) e outros objetos ligados a sua vida.


Mapa do Município foi feito por Padre Mello. 15/03/1940.
Acervo ECLB. Doação: Elcio Xavier.



















         
Livros escritos pelo sacerdote. Acervo ECLB.




O ECLB parabeniza a todos os envolvidos na iniciativa do evento. Certamente, depois de visitar a exposição, saímos com a curiosidade e interesse redobrados sobre esse Patrimônio bonjesuense.



A exposição está aberta a toda a comunidade bonjesuense e visitantes, de terça a sexta, de 9h às 11h30min e de 13h às 16h30min.







       Padre Mello foi escritor, poeta, redator do jornal "Meu Campinho" e responsável pelos registros de propriedade em nossa região. Foi também músico e compositor, sendo o autor do hino do antigo Colégio Rio Branco. Além disso, era conhecedor de técnicas de engenharia e, em vista disso, construiu as duas torres da Igreja Matriz, e orientava na construção de prédios. Possuía, também, conhecimento dos métodos de plantação de café, razão pela qual promoveu a orientação no cultivo do mesmo. Foi, ainda, ativista político na luta pela segunda emancipação de nosso município, ocorrida em 1º/01/1939.  (Jornal O Norte Fluminense, 2016).









Nenhum comentário:

Postar um comentário