terça-feira, 3 de abril de 2018

Padre Mello é o tema de Mesa redonda no ECLB

Padre Mello (27/04/1863 - 13/08/1947)


Em homenagem aos 155 anos de nascimento do Padre Antonio Francisco de Mello, no dia 02 de abril, o Centro de Estudos Portugueses Antonio Ignacio da Silveira realizou, no Espaço Cultural Luciano Bastos, uma mesa redonda a fim de promover uma reflexão sobre a vida do sacerdote açoriano, apresentando e discutindo questões sobre aquele que, durante cerca de cinquenta anos, viveu entre nós.

A mesa-redonda foi mediada pela dra. Nísia Campos, presidente do ILA, tendo como convidados, o Ir. Ederaldo do Carmo, sobrinho-neto do homenageado, e o pesquisador dr. Antonio Soares Borges. Participaram da mesa dr. Gino M. Borges Bastos, diretor do jornal O Norte Fluminense, dr. Sebastião Freire Rodrigues e dra. Lucília Stanzani.

Ir. Ederaldo do Carmo, sobrinho-neto de Padre Mello, dra. Lucília Stanzani, dr. Gino M. Borges Bastos, dra. Nísia Campos e dr. Antonio Soares Borges.


O pesquisador Antonio Soares Borges doou ao ECLB manuscritos do padre açoriano, onde está relatada a história de Bom Jesus do Itabapoana.


Dr. Sebastião Freire Rodrigues

Momento de emoção: Ir. Ederaldo trouxe o teodolito com que Pe. Mello realizava as medições de terra da região, doando-o ao ECLB.




Ao final, foi lançada a segunda edição do livro Obras Selecionadas de Padre Mello, da Editora O Norte Fluminense. 

O livro é o sexto volume da Coleção Literatura Bonjesuense



A Escola de Música JEMAJ, dirigida por Anízia Pimentel, apresentou lindas canções portuguesas durante o evento.










Nenhum comentário:

Postar um comentário