sábado, 11 de novembro de 2017

IPHARJ traz reflexão sobre Arqueologia e Patrimônio ao ECLB




No dia 08/11 ocorreu no Espaço Cultural Luciano Bastos, a palestra Educação e Sensibilização pelo Patrimônio Cultural: Arqueologia e Patrimônio em Bom Jesus do Itabapoana, realizada pelo professor e arqueólogo Claudio Prado de Mello, do Museu de Humanidades IPHARJ. O evento fez parte da VII Semana Fluminense do Patrimônio.


Para uma plateia atenta e de idade variada, o arqueólogo apresentou diversos aspectos históricos sobre o Brasil, percorrendo desde a história indígena antes da ocupação do espaço pelos europeus, até o período contemporâneo.

Mapa da ocupação indígena do território no período pré-colonial

Enfatizando a relação entre cultura material e imaterial na construção da identidade de um povo, o professor destacou a importância de se preservar o patrimônio histórico no mundo, no país e em cada cidade, de forma a que cada um de nós possa se sentir mais estreitamente pertencente a seu território.

Ao final da palestra, Claudio Prado fez uma apresentação do acervo do IPHARJ trazido especialmente para exposição durante a palestra.










Claudio Prado e a arqueóloga Alba, também do IPHARJ, anunciaram durante a palestra terem encontrado peças de importância arqueológica na região do distrito de Calheiros, possivelmente pertencentes aos índios puris, antigos habitantes da região. As pesquisas continuarão, afirma o pesquisador do IPHARJ, o que traz expectativas à comunidade local de maiores conhecimentos sobre os primeiros habitantes da região.

Ao final do evento, Claudio enriqueceu o acervo da Biblioteca do ECLB, doando a publicação "Arqueologia Urbana do Rio de Janeiro", de sua autoria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário