quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Tarde especial reúne ex-alunos do Colégio Rio Branco

         
Dr. Melhim Namen Chalhub: "Devo ao Ginásio Rio Branco os fundamentos da minha formação acadêmica"



   

    Numa tarde especial e cheia de recordações, Dr. Melhim Namen Chalhub, advogado, residente em Niterói, ex-aluno do Colégio Rio Branco, retornou ao local onde estudou de 1953 a 1957, em companhia da irmã, a Professora e Inspetora escolar, hoje aposentada, Therezinha Namen Chalhub, que fez parte da 1ª turma de professores do Colégio Rio Branco. 
   Os irmãos vieram ao Espaço Cultural Luciano Bastos especialmente para um encontro com o casal dr. Sebastião Freire Rodrigues e Ledyr Nunes da Silva Rodrigues, que também ali estudaram: Dr. Sebastião fez o ginásio e o curso Técnico de Contabilidade, de 1955 a 1961, e Ledyr fez o ginásio e o Curso Normal.
    Recepcionados pelo dr. Gino Martins Borges Bastos, os antigos colegas se reencontraram no último dia 22 de dezembro, quando o Dr. Sebastião Freire Rodrigues comemorou 50 anos de atividades como advogado, em missa na Igreja Matriz.   
       

  "Além de eu estar emocionado por rever minha família em Bom Jesus, estou comovido também por estar de novo no prédio do Colégio, junto com Sebastião", disse Melhim.

   "O Colégio Rio Branco possuía grandes professores, e Sebastião demonstrava desde cedo uma liderança que se desenvolveu durante a sua vida, fazendo dela um importante instrumento para servir a toda a coletividade. Isso o tornou uma pessoa admirada e querida em nosso município", conta Melhim.

     
Dr. Sebastião foi também professor no Colégio Rio Branco: "Tive o privilégio de lecionar para o Curso Técnico em Contabilidade, as matérias eram Direito Usual e Contabilidade."

Dr. Sebastião conta sobre a primeira vez em que viu a esposa:


   "Eu estudava na sala de aula onde hoje está situada a biblioteca do ECLB, próximo à porta de entrada. Antes das aulas terem início, o severo inspetor de disciplina, Rosendo, chegou para nós e disse que duas alunas de Itaperuna iriam começar a estudar na sala e que não queria saber de nenhuma gracinha com elas. Quando a aluna Ledyr atravessou a porta da sala de aula, eu imediatamente pensei: 'Esta é a moreninha da minha vida'. E realmente casei-me com ela, com quem vivo feliz até hoje".


Ledyr e Sebastião: uma linda história de amor que nasceu no Colégio Rio Branco e perdura até hoje




   Sebastião conta que sempre ia à casa de Melhim para estudar: "Eu sempre procurava estudar com Melhim, que era extremamente dedicado aos estudos, e que continuou sendo assim ao longo de sua vida. Tanto assim, que se tornou, hoje, uma das referências nacionais na área jurídica, com vários livros publicados. Recordo-me que, na época dos estudos, às vezes, eu costumava ir à casa de Melhim para jogarmos o 'jogo de botão'. Em certo momento, a mãe de Melhim dizia, com sotaque libanês: 'Melhim, limpa a mesa para servirmos o almoço, mas não deixa o Genarinho - como eu era conhecido - ir embora antes de comer uns quibes'. Confesso que eu ia à casa de Melhim para comer aqueles deliciosos quibes...".
          


Melhim ficou surpreso com o tamanho da sala onde estudou, que hoje dá lugar à sala de cinema do ECLB: "Sempre me pareceu grande. Hoje, ao adentrar nela, contudo, a percebi pequena. Antes, era o olhar do estudante, hoje o do adulto", destacou.


Os irmãos Terezinha Namen Chalhub e Melhim Namen Chalhub



A professora Terezinha Namen Chalhub foi aluna da primeira turma do curso Normal do Colégio Rio Branco.

                                               



Dr. Gino recebe, em nome do ECLB, a doação do Dr. Melhim Namen Chalhub, uma das maiores autoridades em direito imobiliário do país, de dois livros de sua autoria, que passam a fazer parte do acervo da Biblioteca.






O grupo foi saudado no Auditório D. Carmita pela dra. Nisia Campos Kneipp, ex-aluna do Colégio Rio Branco de 1964 a 1970, e também professora. Filha do querido professor de Educação Física, Hildebrando Teixeira, dra. Nísia é presidente do ILA e redatora do jornal A Voz do Povo.

                                                                               


A apresentação do pianista Daniel Galdino e do violinista Cristóvão José da Silva Fernandes, da Escola de Música JEMAJ, encantou os visitantes.  

 
Amigos celebram 50 anos de advocacia do dr. Sebastião Rodrigues: laços de amizade criados no Colégio Rio Branco e levados pela vida afora 



"Foi uma tarde muito agradável com bonitas lembranças desse período!", deixou registrado Ledyr.

Veja a matéria do jornal O Norte Fluminense sobre o encontro em:










Nenhum comentário:

Postar um comentário