sábado, 17 de dezembro de 2016

Roda Literária: Noite de Poesia com Fernando Pessoa


       
A última Roda Literária de 2016 no ECLB homenageou Fernando Pessoa. No dia 7 de dezembro, apreciadores de poesia se reuniram na Biblioteca do Espaço Cultural para declamar e compartilhar suas experiências sobre a obra daquele que é considerado o maior poeta da língua portuguesa.

Com a presença de pessoas de diversas idades, a participação dos jovens foi um destaque que demonstra que poesia e juventude possuem muitas afinidades.

A Roda começou com uma apresentação, em primeira pessoa, de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos, encarnados nas pessoas de Aline Mangaravite Carrereth, Luana Scarpini Borges, Izabella Azevedo e Luiz Otávio Barreto, ativos participantes na organização do evento.

Além de poemas do poeta português, lidos pelos participantes da Roda, jovens declamaram poemas de sua autoria, dentre eles Dharvind Aguiar e Julia Mello, estudantes premiados em concursos literários.

Aline M. Carrereth, que encarnou o próprio Fernando Pessoa, comentou sobre sua experiência:

"Minha segunda roda literária! Tão maravilhosa quanto a anterior. O mais incrível em participar deste evento é descobrir que não conheço os autores que penso conhecer. De Fernando Pessoa eu conhecia seus três heterônimos mais famosos, mas ele mesmo descobri só agora! E que ótima surpresa! Aliás, essa roda foi cheia de surpresas! Talentos vieram a luz!

Agradeço imensamente pelas novas amizades. A roda vem me proporcionando conhecer tanta gente incrível! Que venham muitas e muitas outras em 2017!".

Aline Carrereth: Fernando Pessoa por ele mesmo  

Para o pianista Luiz Otávio Barreto, que encarnou o heterônimo Alberto Caeiro, a Roda Literária, "foi muito gratificante, porque, ao lado de amigos, pude fazer o que gosto; pensar, ler, ouvir e discutir literatura, e naquele caso, a poesia dos Pessoa e seus heterônimos. Vivas à literatura! Vivas à poesia! Vivas a Pessoa! Vivas ao ECLB!"

Luiz Otávio Barreto e o heterônimo Alberto Caeiro

Izabella Boechat, que apresentou o heterônimo Álvaro de Campos relata sua experiência com o poeta português: "quando eu conheci Fernando, senti algo lindo brotar em meu interior, sua poesia cercada de niilismo e lirismo, me deixou encantada! Foi ali que eu realmente comecei a alimentar minha alma, através de seus versos. Álvaro de Campos era seu Heterônimo mais febril, mais existencialista, e o meu preferido. Campos sentia o mundo e as pessoas de uma forma intensa, forte e incompreensiva. Por meio da Roda, vi o sentimento de todos que ali estavam, fitei que em suas existências se firmou algo lindo e especial, que só a poesia é capaz de proporcionar. Como uma de suas poesias:

(...) Mas quem sente muito, cala; 
Quem quer dizer quanto sente 
Fica sem alma nem fala (...)

Izabella Boechat: Álvaro de Campos

Amei intensamente esta roda, e as pessoas que nela estavam, e como quem muito cala, não poderia eu ter palavras que demonstrassem o que só a arte é capaz de mostrar. Espero que se revigore ainda mais espaços como este, e que a poesia seja parte íntima de todos nós! Viva os muitos Fernandos!"

Luana S. Borges e o heterônimo Ricardo Reis



                                                                                                                                                        
Alessandro Nascimento trouxe o violão e belas músicas para a Roda, acompanhando Izabella


Lendo Fernando Pessoa: Martha Salim...

...Fátima Ferreira de Oliveira


Rebeca Fontoura

Leitura de poema por Tatiana Sena

Eduardo Moreira lê o Poema do Menino Jesus, de Alberto Caeiro


Iolanda Roeles

Maria de Fátima Mangaravite Carrereth


Dharwind Aguiar

Martha Salim e a música na Roda Literária



Ao final do evento, houve sorteio de livros, doados pela Editora O Norte Fluminense e por Martha Salim.

Izabella e Luana

Izabella e Aline

Luis Otávio e Rebeca Fontoura

Izabella e a jovem escritora Julia Mello

Izabella, Luana, Aline e Luiz Otávio


Poemas na árvore de natal se apresentavam para leitura.


O Espaço Cultural Luciano Bastos agradece a presença de todos que participaram dessa noite tão especial.


Não deixe de curtir nossa página no Facebook:





Nenhum comentário:

Postar um comentário