domingo, 20 de novembro de 2016

Silva Monarca, um dos pioneiros da colonização de Bom Jesus


Silva Monarca construiu seu casebre por volta de 1842 na área da atual Praça Governador Portela onde surgiram, posteriormente, os dois prédios centrais da foto. 


















     Manoel da Silva Fernandes, conhecido como Silva Monarca, foi um dos primeiros colonizadores negros que se tem notícia, do que é hoje a cidade de Bom Jesus do Itabapoana.

      O pouco que sabemos sobre ele, nos vem de relatos de Padre Mello (1863–1947) que, ao chegar em Bom Jesus, buscou resgatar a história dos primórdios do lugar a partir do relato oral de antigos moradores.

      E assim ficamos sabendo que Silva Monarca veio de Rio Novo (Minas Gerais) junto com as famílias de Antonio José da Silva Nenem e de Manoel Gomes Alves, português.

      No período de 1842-1850, segundo Padre Mello, a futura Bom Jesus era ocupada apenas pelos ranchos dessas três famílias mineiras. Os casebres, construídos com material da própria mata, eram cobertos de pindoba, e seus moradores desenvolviam principalmente uma economia de subsistência, vivendo da caça e da pesca, envoltos pela mata reinante da região.


Fonte: www.terrabrasileira.com.br

Silva Monarca tinha seu casebre construído em local próximo a atual Praça Governador Portela, nas proximidades de onde, hoje, se inicia a Rua República do Líbano, entre a Bombocado Lanchonete e o prédio histórico, da esquina, que pertenceu ao Coronel Pedro Gonçalves da Silva (Pedroca). 

As outras duas famílias ocuparam área próxima à atual Praça Amaral Peixoto e à ponte de cimento que liga as duas Bom Jesus. 

Como era Silva Monarca? Um homem negro, robusto e bom trabalhador. Essa é a descrição que dele faz D. Francisca de Paula Figueiredo Soares, nascida por volta de 1860 em Bom Jesus, e que conheceu Monarca em sua infância, contando sobre ele vários episódios a Padre Mello. 

Desses episódios, que poderiam trazer mais luz sobre a figura de Silva Monarca, um de nossos primeiros colonizadores, não temos conhecimento. Sabe-se que Padre Mello pretendia escrever um livro sobre os primórdios de Bom Jesus, porém não temos notícia de sua publicação. É de se supor que nesses escritos poderiam estar registradas histórias relativas a um desses primeiros colonizadores mineiros que aqui chegaram na primeira metade do século XIX,



REFERÊNCIAS


MELLO, PADRE. Patrimonio de Bom Jesus (continuação) – Coluna Meu Campinho. In: A Voz do Povo, Bom Jesus do Itabapoana, n. 226, 09 abr 1938.

REVISTA Comemorativa do Centenário da Paróquia de Bom Jesus do Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro, Brasil (1862-1962). Tipografia Almeida, Bom Jesus do Itabapoana, 1962.






Nenhum comentário:

Postar um comentário