quarta-feira, 6 de abril de 2016

RODA LITERÁRIA "A lírica de Cecília Meireles"





A Roda Literária sobre Cecília Meireles reuniu no ECLB pessoas de diversas idades em torno de uma lírica muito especial. Jovens e adultos compartilharam e leram dados biográficos e poemas de um dos nossos grandes nomes da literatura brasileira do século XX.



Com uma intensa e múltipla produção poética, foi possível aos presentes perceber e refletir sobre a importância da obra de Cecília Meireles, em uma rica e fluida troca de ideias.


Maria Eduarda declamando "A Bailarina".

A pequena Maria Eduarda encantou a todos apresentando o poema "A Bailarina", em uma interpretação muito especial. E mostrando a preocupação da escritora com a literatura infanto-juvenil. 

Como não podia deixar de ser, a música esteve presente nessa Roda Literária, com dois poemas de Cecília Meireles musicados na voz de Fagner, e apresentados no evento pela voz e violão de Sthepann Guimarães Baldow e piano de Luiz Otávio. E Martha Salim ainda foi para o piano, enriquecendo a trilha sonora da noite. 

Luana Borges Scarpini, que atuou na organização do evento conta a experiência de participar da Roda: "Foi realmente mais um encontro emocionante, poder escutar poemas musicados e declamados aquece a alma, faz diferença em nossa rotina, que muitas vezes não permite isso, nem o espaço pra discussões fundamentadas em obras e vida de uma autora idealista. Discussões que nos levam a reflexões filosóficas e a um olhar diferenciado para o mundo. Como por exemplo no caso da educação, em que a homenageada chama atenção pra práticas pedagógicas, entre outros tópicos dento desse tema. E como ela já escreveu, não se trata somente de alfabetizar, mas de humanizar criaturas.

Júlia Melo Diniz, Júlia Rabelo e Dharvind Aguiar brindaram os presentes declamando poemas de suas autorias. Eles são jovens poetas e participam de concursos de poesia e eventos literários. A Júlia Rabelo irá lançar um livro e a Júlia Diniz já lançou o seu, tudo isso demonstrando que a literatura está mais viva que nunca!



Luana Borges Scarpini, uma das organizadoras do evento.
Luis Otávio Barreto (piano) e Sthepann Guimarães Baldow (voz e violão): linda interpretação do poema "Canteiros", musicado por Fagner.











Nenhum comentário:

Postar um comentário