Neste sábado, dia 29 de Março, depois de anos acumulando um precioso acervo de livros, o poeta bonjesuense Elcio Xavier, de 92 anos, chegou a nossa cidade para doar sua biblioteca particular, de quase mil volumes, ao Espaço Cultural Luciano Bastos.
Autor consagrado de "O Véu da Manhã" e "Rosaquarium", desde cedo Élcio tomou gosto pela literatura, cuidando de seus inúmeros exemplares, companheiros de uma vida inteira, com um carinho apaixonado.
Mesmo residindo longe de nossa cidade, nunca a esqueceu. Aqui conviveu com Padre Mello, Osório Carneiro, Athos Fernandes, dentre inúmeros companheiros das duas pequenas Bom Jesus de sua infância e juventude.
Recepcionado por Claudia e Gino Bastos, filhos de seu amigo Luciano Bastos, e acompanhado do genro Otávio, Élcio Xavier visitou, emocionado, as dependências do antigo Colégio Rio Branco, que hoje tem seu acervo em exposição permanente. Na Biblioteca, foi feita a doação dos livros ao Espaço Cultural Luciano Bastos.
O ECLB se sente honrado por receber tão valioso presente, que dentro em breve, estará à disposição da comunidade para consulta.
A chegada dos livros
No Espaço Cultural Luciano Bastos, vendo as reproduções dos primeiros jornais de Bom Jesus do Itabapoana.
Gino Bastos e Élcio Xavier diante da Alauzet, impressora francesa do Século XIX, em exposição na Sala da Imprensa.
Na Biblioteca, assinando o Livro de Visitas
oi
ResponderExcluirAlguém conheceu Augustinho José Fernandes? Conhecido com Augustinho Mineiro.
ResponderExcluir