sábado, 15 de dezembro de 2012

APIACÁ , A CIDADE SONHADA

        "A cidade sonhada". Eis o nome que escolhi para a série de livretes que traz os fatos ocorridos na hospitaleira Apiacá, observados e registrados sob a ótica de José de Castro Silveira (Belote) e Carlos Cunha.
Assim começa o prefácio do livro lançado em uma noite muito especial, na Câmara Municipal de Apiacá (ES), pela Dra. Nísia Campos Teixeira Kneipp.

Contendo dados compilados do Jornal O Norte Fluminense publicado em Bom Jesus do Itabapoana entre os anos de 1966 e 1969, o livro resgata a coluna "Noticiário de Apiacá", em um primoroso trabalho de pesquisa. 

 O resultado é uma viagem no tempo e uma agradável leitura sobre uma das cidades capixabas banhadas pelo rio Itabapoana.

Ainda no prefácio, Dra. Nísia, com sua sensibilidade escreve:

        Diferente todas as cidades são.  O que penso é que nós, os que nascemos com o dom da escrita, conseguimos enxergar algo além. E foi isso que Belote fez. Porque uma cidade não é feita de prédios e ruas, nem de rios ou morros, mas de seres humanos.
     O valor histórico da coluna "Noticiário de Apiacá" está acima daqueles que a escreveu. Ela entrou no tempo, se fez saudade e hoje é história de uma comunidade.

Com efeito, além da história de uma comunidade, podemos ainda detectar a história de toda uma região, como o que lemos no Noticiário de Apiacá publicado em O Norte Fluminense de 19/03/1967, sob o título "Estradas":

       "Apiacá recebeu com indisfarçável alegria a notícia de que o novo governo do Estado irá promover o asfaltamento da estrada que liga a cidade de São José do Calçado, passando por Bom Jesus do Norte, Apiacá, ligando com a estrada tronco, Campos-Vitória.
        Essa estrada, que vem de Guaçuí, trará sem dúvida, grande impulso a essa zona, tão sacrificada com a paralisação da Cia. Ferroviária Itabapoana, desde o ano de 1952."
  
Em uma concorrida noite de autógrafos, Dra. Nísia ressaltou diversos nomes que engrandeceram o município de Apiacá e recebeu as justas homenagens de todos os presentes pela inestimável obra realizada.


Dra. Nísia convida todos os apiacaenses presentes para uma foto histórica

Um dos momentos emocionantes da noite foi quando todos os presentes cantaram, em uníssono, o Hino de Apiacá:

"Hino de Apiacá"
Letra e música: Dr. Jamil Figueiral Ribeiro 

Existe um "cadinho" de terra
Que fica entre montes, bem longe do mar
No sul do Espírito Santo
Onde a vida é um encanto, e há paz no luga
Às margens do Itabapoana,
Onde a Virgem Sant'Ana veio apadrinhar
Seus filhos com muito orgulho
Vêm no s de julho sua terra abraçar

Eu falo daquele "cadinho" de terra
Entre montes, bem longe do mar
Eu falo daquela cidade
Onde o mito é verdade e o medo não há
Eu falo daquele recanto
Onde o ódio e a maldade não tomam lugar

É com orgulho que canto
Um lugar quase santo que é APIACÁ.   


A biblioteca do ECLB se enriquece com o acréscimo de "A cidade sonhada" a seu acervo bibliográfico e o Espaço Cultural Luciano Bastos parabeniza a poetisa Dra. Nísia Campos Teixeira Kneipp pelo excelente trabalho!
 

Um comentário:

  1. É com imenso prazer e satisfação, que parabenizo a Dr. Nísia Campos Teixeira Kneipp, pela compilação feita e transformada em trabalho tão primoroso e de grande valia, não só para a cidade de Apiacá e Bom Jesus de Itabapoana, mas para todos que veêm no resgate da memória cultural, um meio de exemplo para o presente e advertência pra o futuro.
    Parabéns a todos os envolvidos neste projeto.
    Magda Berbert

    ResponderExcluir