sábado, 26 de maio de 2012

SÁBADO CULTURAL EM BOM JESUS: OCORRE A 1ª OFICINA LITERÁRIA DO ECLB

Na abertura do evento, um belo momento musical de saxofone e violão, tocados por Vanessa e Deuslene.
Momento Musical: Vanessa e Deuslene
Em seguida a contadora de histórias Maria Elvira Tavares Costa iniciou a Oficina "Rubem Braga e o Poder da Palavra", afirmando que "quando você conta história, a criança vem".

A mestra, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conterrânea de Rubem Braga, emocionou o público relatando fatos importantes da vida do cronista, que "escrevia os fatos do mundo a partir da visão do homem do interior".
 
A contadora de histórias Maria Elvira
A contadora de histórias assinalou que Rubem Braga possuía sua "alma ligada a raízes simples interioranas e sensíveis de toda a sua família", mencionando, como exemplo, o seguinte texto:

"... Com pobre a gente tem de ser muito delicado, me
u filho" (in O Compadre Pobre, de 1952).

Rubem Braga "teve suas crônicas publicadas nos maiores jornais do país durante aproximadamente cinco décadas" e é considerado , por muitos, como "o maior cronista do século XX no Brasil e pelo fato de ter sido o único escritor a conquistar um lugar definitivo na literatura, exclusivamente, como cronista", afirmou a autora cachoeirense.

Ao final do memorável evento, Maria Elvira fez uma grande revelação: o consagrado cantor e compositor cachoeirense, Sérgio Sampaio, autor do antigo êxito "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua", chegou a compor uma música para uma musa de Bom Jesus do Itabapoana, intitulada "Em nome de Deus", onde consta os versos:

"eu nunca pensei que pudesse querer
alguma mulher como quero você

...
agora que estou à mercê de sua luz,
em nome das águas lá de Bom Jesus",

Tal canção revelaria, segundo Maria Elvira, "a relação passional entre Cachoeiro de Itapemirim e Bom Jesus do Itabapoana".
Veja os vídeos das músicas "Em nome de Deus" e "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua".
http://www.youtube.com/watch?v=GLFLQAGYVX8
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=4Gz_3rFWGdw

Maria Elvira fez questão de registrar, ainda, que "temos de recuperar a capacidade de sonhar e sonhar juntos na construção de um mundo melhor",
doando obras de (e sobre) Rubem Braga, além de outros autores cachoeirenses, para a Biblioteca do ECLB.
 
Vários participantes estiveram presentes, entre eles a dra. Nísia Campos, presidente do Instituto de Letras e Artes (ILA) Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, os novos membros da Academia Bonjesuense de Letras (ABDL), Tereza Cristina Lima Nazareth de Jesus - que declamou uma poesia - Paulo Xavier e Gino Martins Borges Bastos, os jovens atores Bianca Gonçalves e Moacir Neto, e Adriana Peixoto, dirigente da Cia de Teatro América Latina, a advogada cachoeirense Lucília Stanzani, que intermediou a vinda de Maria Elvira a Bom Jesus, e professor representante do Colégio Santa Rita de Cássia.

A 2a. Oficina Literária do ECLB  está confirmada e ocorrerá no dia 23 de junho, às 14 h, com o autor teatral Adriano Moura, de Campos dos Goytacazes, com a oficina "DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO", sobre leitura e criação poética a partir dos textos de Carlos Drummond de Andrade, em comemoração aos 110 anos de seu nascimento.



Um comentário: