segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Programação da 15ª Primavera dos Museus no ECLB

 




















Com o tema Memórias do Colégio Rio Branco, o Espaço Cultural Luciano Bastos está participando da 15ª Primavera dos Museus. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (20), às 18h, no canal do ECLB no YouTube, com Pedro Salim Jr., ex-aluno do CRB.


E hoje, 22/09, tem mais um bate-papo! A partir das 18h, nossa convidada, Suelen Ribeiro, conversa com Paula Bastos. Suelen fez a defesa do seu mestrado com o tema “O Ensino Secundário do Colégio Rio Branco de Bom Jesus do Itabapoana e os alunos bolsistas: apontamentos sobre a história e a política educacional”, tendo o acervo do ECLB e entrevista com ex-alunos como uma importante fonte de pesquisa.

O Colégio Rio Branco funcionou de 1920 a 2010 (90 anos!) em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, e o ECLB é guardião do importante acervo referente ao Colégio, preservando grande parte de seu material escolar. As histórias do ECLB e a história do Colégio Rio Branco estão, assim, intimamente relacionadas.

Durante os 10 anos de existência do ECLB, temos recebido inúmeras visitas de ex-alunos do Colégio Rio Branco, bem como de ex-professores e ex-funcionários, que nos contam suas memórias e lembranças, percorrendo os antigos espaços da escola. Nesses tempos de pandemia, em que ainda necessitamos preservar o distanciamento social, resolvemos retomar essa contação de memórias, dessa vez em um bate-papo

O bate-papo estará disponível a partir das 18h no canal do Espaço Cultural Luciano Bastos no YouTube.
Não perca!

#primaveradosmuseus2021

ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS
15.ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

O que: Bate-papo "Memórias do Colégio Rio Branco"
Quando: De 20 a 22 de setembro de 2021
Local: youtube.com/espaçoculturallucianobastos


Dia 20/09/2021 (Segunda-feira), às 18h.
Quem: Pedro Salim Jr. atua como arte educador no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo. Pedro é Pedagogo, formado em Comunicação Social, diretor do grupo musical Corre-Coxia e possui um extenso currículo na área de produção cultural em Bom Jesus. Tema: Educação e cultura no Colégio Rio Branco.

Dia 22/09/2021, (quarta-feira)às 18h.
Quem: Suelen Ribeiro de Souza, formada em História, Mestre e atualmente doutoranda em Políticas Sociais pela UENF, em Campos dos Goytacazes.
Tema: O Colégio Rio Branco e a cultura escolar.

Dia 24/09/2021, (sexta-feira), às 18h.
Vídeo apresentando a Sala de Imprensa do Espaço Cultural Luciano Bastos, falando sobre o início da imprensa em Bom Jesus do Itabapoana, contando sobre o Itabapoana, primeiro jornal que aqui circulou a partir de 1906, e outros antigos jornais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário