quarta-feira, 10 de agosto de 2016

7º Circuito Cultural traz Cinema e Teatro ao ECLB
















A tarde e  noite de sábado, dia 06/08, foram muito especiais para o Espaço Cultural Luciano Bastos, que recebeu a programação de Cinema e Teatro, com entrada franca, oferecida pelo Circuito Cultural Arte entre Povos, evento que se inicia em Bom Jesus do Itabapoana. Em sua 7ª edição, o Circuito Cultural acontece em sete municípios, abrangendo RJ, ES e MG, e é uma ótima oportunidade de se entrar em contato com a cultura de outros povos.

Na parte da tarde, a Cia de Teatro América Latina, de Guaçuí - ES, apresentou a interessante peça teatral "A gaivota de Hamlet", em que os personagens refletem sobre o próprio "fazer artístico" dos atores. Em cena contracenaram Bianca Gonçalves, no papel de uma atriz que está ensaiando Hamlet, e Willliam Valadão.

Ao longo do dia diversos filmes encantaram o público: na parte da tarde foram exibidos curtas-metragens de desenhos animados do início do século XX, dentre os quais o primeiros desenhos animados argentino e brasileiro. Também houve sessão do filme brasileiro Bonequinha de Seda, de 1936, em que participou Gilda de Abreu e a atriz cubana Conchita de Moraes, que deu nome ao antigo cine teatro da Usina Santa Maria. No início da noite, o pianista Luis Otávio Barreto musicou diversos curtas-metragens do espanhol Chomón, em uma apresentação como nos "velhos tempos", em que o cinema mudo era acompanhado de música ao vivo.

Toda a programação de cinema foi especialmente preparada pelo cineasta Phillip Johnston e pela produtora cultural Rocío Salazar, que fizeram uma explanação ao público sobre os filmes apresentados.


Encerrando a programação, ocorreu o lançamento do documentário "Santas, Usinas e Sonhos", de Phillip Johnston, produzido Rocío Salazar, que emocionou o público, ao abordar a memória afetiva de trabalhadores e proprietários das antigas Usinas Santa Maria e Santa Izabel, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ.











Foto Aline Mangaraviti










































Nenhum comentário:

Postar um comentário