segunda-feira, 25 de julho de 2016

Exposição dos artistas plásticos cubanos Francisco Rivero e Yonny Ybañez chega ao ECLB


Obra de Yonny Ibañez (1933-2010)



No dia 29 de julho às 19h, acontece a abertura da exposição "A Cidade Celeste", no ECLB, composta de obras dos artistas plásticos cubanos Francisco Rivero e Yonny Ybañez.


Os dois criadores se encontram fraternalmente nas terras bonjesuenses, apresentando trabalhos que compreendem diversas técnicas das artes visuais, escultura, pintura, desenho, serigrafia, colagem, maquete para estampado textil.


Francisco Rivero



Pintor, ilustrador e artista gráfico, graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana, realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, Nigéria, França, Grécia, Canadá, Rússia, Alemanha e Espanha. Sua pintura é expressa através de cores fortes e alegres e, como afirma a professora emérita de arte da Universidade de Havana, Yolanda Wood, a obra de Francisco ilumina "com a força criativa da arte", pois o artista é "fiel ao que sente e leal com aquilo que crê".




Yonny Ybañez (1933-2010)



Pintor, escultor e poeta cubano, foi um importante animador e organizador do Grupo ESPAÇO, movimento artístico dos anos 1960 em Cuba. A Cidade Celeste foi o nome dado pelo escritor e dramaturgo Virgílio Piñera à casa da família do pintor, local de encontros artísticos de grande expressão em seu tempo.

Conhecer o contexto de A Cidade Celeste permite fazer uma ponte entre esse local de encontros artístico-culturais-educativos e o Espaço Cultural Luciano Bastos, que há cinco anos tem se dedicado a promover e estimular ações de cidadania cultural. 

O ECLB se sente honrado em proporcionar, por ocasião do 7º Circuito Cultural Arte Entre Povos, a oportunidade ao público de conhecer de perto a arte desses dois criadores, que têm em comum, além da nacionalidade cubana, a capacidade de expressar-se de forma a estimular o encontro e o conhecimento entre as pessoas, independentemente de sua origem e idioma.

Vale conferir!



Exposição A Cidade Celeste
Abertura: Dia 29.07.2016 (Sexta-feira) às 19h
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
Praça Amaral Peixoto 13
Bom Jesus do Itabapoana, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário