O Espaço Cultural Luciano Bastos tem a honra de anunciar o Lançamento da reedição do Livro “Itinerario da Freguezia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana á Gruta das Minas do Castello", que relata os caminhos da expedição do médico naturalista mineiro Manoel Basílio Furtado.
O livro, lançado pela Editora Essentia, representa um precioso resgate histórico da memória do noroeste fluminense e da região sul capixaba, sendo o segundo volume da Série Memórias Fluminenses, do Programa Centros de Memória do IFF, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - IFF.
Data: 30 de Março de 2016 (quarta-feira)
Horário: 19h30min
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
Endereço: Praça Amaral Peixoto 13, Centro _ Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Nesse raro livro, lançado em 1884, o autor faz uma jornada de descobertas a partir da Freguesia do Senhor Bom Jesus, e nos leva com ele por um incrível passeio, descrevendo pela primeira vez a natureza e população de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, e região.
"As nossas repetidas viagens a estas mattas banhadas pelo Itabapoana, e sobretudo a permanencia e trato com os seus hospitaleiros incolas, quasi todos emigrados da provincia de Minas Geraes, forneceram-nos sufficientes dados para poder escrever em succintas palavras, algumas noticias sobre o Itabapoana, sobre a natureza e a uberdade do solo por elle banhada, da creação da frequezia do Senhor Bom Jesus, dos hábitos, recursos e costumes dos seus parochianos, etc., que poderão ser de utilidade e servir de guia aos que quizerem vir estabelecer-se com fazendas antes de emprehender a viagem à gruta das minas do Castello."
Trecho de "Itinerario da Freguezia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana á Gruta das Minas do Castello"
Manoel Basílio Furtado: autor de Itinerario da Freguezia do Senhor Bom Jesus do Itabapoana á Gruta das Minas do Castello.
Dr. Manoel Basílio Furtado nasceu em 2 de novembro de 1826 em Capela Nova, MG. Aos 15 de outubro de 1862, em Rio Novo, MG, casou-se com Felisbina Werneck Campelo, filha do Alferes Inácio da Silva Campelo e Felisbina de Jesus Werneck. Formado em medicina no Rio de Janeiro, dedicou-se a pesquisas etnológicas e antropológicas, com destaque internacional. Foi Vereador e Deputado. Faleceu em Rio Novo aos 13 de maio de 1903. (Dados da Fundação Boticário, Rio Novo, MG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário