quarta-feira, 23 de abril de 2014

O poder das mãos na cerâmica da Usina Santa Maria

Paula B. Bastos

Trabalhar o barro. Trabalhar a terra. Captar a natureza na fina percepção do intuitivo, através das mãos humanas que modelam, transformam e produzem formas variadas de grande valor estético. Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido na Usina Santa Maria, por um grupo de artesãos do barro sob coordenação da Sra. Neli Barbosa, com patrocínio da Petrobras e sob a batuta do mestre artesão Daniel de Lima.

Quem visitar a exposição que se encontra no ECLB vai ter contato com um artesanato de rica expressão artística, que bem poderia estar adornando qualquer loja de nossas grandes metrópoles, representando a diversidade cultural brasileira.



Em tempos de produção em massa, em que a ordem se traduz em homogeneidade e descarte rápido dos produtos "made in China", é um deleite perceber a brasilidade exposta nesse trabalho artesanal, de mãos e mentes que se entregam ao fazer único de peças exclusivas em um recanto de nossa terra bonjesuense. No trabalho calmo e singelo desses artesãos se revela a força pulsante de nossa cultura, o orgulho de nossas raízes.



Reflexões sobre transformações sociais por que tem passado o campo brasileiro nas últimas décadas se apresentam no instigante quadro de um carro de boi inacabado, rodeado de animais deitados, dispersos, perdidos em seu labor agora considerado "inútil". Artesanato-reflexão.

E não pude deixar de me lembrar de "A trilogia das mãos", do escritor português Mário Claudio, cuja narrativa, ao cantar as mãos de uma ceramista, Rosa Ramalha, assim declara: "Há uma potência que reside na terra, de natureza definida pelos membros que a compõem. Viver com ela é estar aí, na inteireza do ser que a preenche, de sentido desperto para seu oculto recado".

Despertar o sentido da terra, perceber seus recados. Essa a missão dos ceramistas da Usina Santa Maria. A nós, cabe a leitura e interpretação das mensagens, orgulhosos dessa cultura que floresce em Bom Jesus nesse aprazível recanto.


Raimunda Maria


Alba Lívia, D. Nely, Professor Daniel, Profª Lucia, Luiza Helena, Regina Souza, Raimunda Maria, Regina dos Santos, Leninha Perez.




Leninha Perez e Profª Lúcia







quarta-feira, 9 de abril de 2014

O ECLB já se prepara para sua próxima exposição, de 15 de Maio a 27 de Junho de 2014


                   













          O Espaço Cultural Luciano Bastos comemora a Semana Nacional de Museus, que se realiza em maio próximo, com a exposição "Memórias do Nosso Futebol: 100 anos do Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C.!"
          A exposição terá abertura no dia 15 de maio de 2014, destacando a Coleção de jornais, anúncios e fotos do acervo de Luciano Augusto Bastos, bem como acervo dos Clubes homenageados e de seus Atletas e Torcedores.
        A Semana Nacional de Museus é um evento realizado, há 12 anos, pelo IBRAM, em parceria com museus de todo o Brasil, e tem como objetivo comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio.




sábado, 5 de abril de 2014

A Oficina de Cerâmica Santa Maria, participante do Projeto Roçarte, faz exposição no ECLB

               




         
Terá início no próximo dia 22 de abril, às 10 h, no Espaço Cultural Luciano Bastos, a exposição temporária de trabalhos em barro da Oficina de Cerâmica Santa Maria. 

Localizada na Usina Santa Maria, zona rural de Bom Jesus, a Oficina de Cerâmica faz parte do Projeto Roçarte, que busca a capacitação, trabalho e geração de renda de trabalhadores rurais, com patrocínio do Programa de Desenvolvimento e Cidadania da Petrobrás. O Projeto é coordenado pela artesã sra. Nelly Barbosa T. Carvalho, sendo as aulas ministradas pelo instrutor Daniel Pereira Lima, mestre no ofício. 

A mostra acontece até o dia 16 de maio e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min. A entrada é gratuita. 












sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fórum de Cultura do Noroeste Fluminense dá posse a DIretoria: grande passo para nossa região



          Um grande passo para a região noroeste fluminense foi dado ontem, 03 de abril de 2014, em Itaperuna! 

          Gestores culturais do Noroeste Fluminense dos municípios de Aperibé , Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai se reuniram para dar posse à diretoria do Fórum de Cultura do Noroeste do Rio de Janeiro. 
                         
Fórum de Cultura do Noroeste Fluminense: solenidade de posse da Diretoria em Itaperuna

        Criado para fortalecer a política cultural dos municípios, o Fórum facilita a troca de experiências e a discussão de soluções para problemas comuns, com apoio do Ministério da Cultura.
         Durante o evento foi apresentado um histórico das reuniões já realizadas. A
visita dos gestores ao Espaço Cultural Luciano Bastos, em outubro de 2013, foi apresentada dentre outras.





      Também foram exibidas imagens dos patrimônios culturais das cidades participantes, tendo Bom Jesus mostrado suas igrejas e belezas naturais. 




A encantadora orquestra de flauta  de Laje de Muriaé prestigiou o evento

          Parabéns aos Diretores empossados! esperamos que o Noroeste fluminense, ali representado, seja palco de muitos eventos culturais em nossa região! 




quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ex-alunos visitam o ECLB


       Registramos, com alegria, a visita de ex-alunos do Colégio Rio Branco.
       É sempre motivo de muita emoção esse reencontro!

                         
Ex-aluno Rafael Brambila da Silva


                 
 Caio Leal Lopes


 João Vítor Brambila da Silva

Maria Aparecida de Almeida estudou no Colégio Rio Branco entre os anos de  1965 a 1967.

José Maria de Almeida, residente em Campinas, veio acompanhando a irmã Maria Aparecida de Almeida.






O Espaço Cultural Luciano Bastos está no Guia de Programação da 12 ª Semana de Museus


     
                             



          A abertura da exposição "Memórias do Nosso Futebol: 100 anos de Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C! acontecerá no dia 15 de Maio, às 20h, no Espaço Cultural Luciano Bastos.




      Clique aqui para ler o Guia completo com a Programação da 12ª Semana de Museus. 
Estamos na  pág. 245: