Paula B. Bastos
Trabalhar o barro. Trabalhar a terra. Captar a natureza na fina percepção do intuitivo, através das mãos humanas que modelam, transformam e produzem formas variadas de grande valor estético. Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido na Usina Santa Maria, por um grupo de artesãos do barro sob coordenação da Sra. Neli Barbosa, com patrocínio da Petrobras e sob a batuta do mestre artesão Daniel de Lima.
Quem visitar a exposição que se encontra no ECLB vai ter contato com um artesanato de rica expressão artística, que bem poderia estar adornando qualquer loja de nossas grandes metrópoles, representando a diversidade cultural brasileira.
Em tempos de produção em massa, em que a ordem se traduz em homogeneidade e descarte rápido dos produtos "made in China", é um deleite perceber a brasilidade exposta nesse trabalho artesanal, de mãos e mentes que se entregam ao fazer único de peças exclusivas em um recanto de nossa terra bonjesuense. No trabalho calmo e singelo desses artesãos se revela a força pulsante de nossa cultura, o orgulho de nossas raízes.
Reflexões sobre transformações sociais por que tem passado o campo brasileiro nas últimas décadas se apresentam no instigante quadro de um carro de boi inacabado, rodeado de animais deitados, dispersos, perdidos em seu labor agora considerado "inútil". Artesanato-reflexão.
E não pude deixar de me lembrar de "A trilogia das mãos", do escritor português Mário Claudio, cuja narrativa, ao cantar as mãos de uma ceramista, Rosa Ramalha, assim declara: "Há uma potência que reside na terra, de natureza definida pelos membros que a compõem. Viver com ela é estar aí, na inteireza do ser que a preenche, de sentido desperto para seu oculto recado".
Raimunda Maria |
Alba Lívia, D. Nely, Professor Daniel, Profª Lucia, Luiza Helena, Regina Souza, Raimunda Maria, Regina dos Santos, Leninha Perez. |
Leninha Perez e Profª Lúcia |
Gosto muito. Parabéns por todo o trabalho cultural. Abraço.
ResponderExcluirAngelino Pereira
Obrigado, Angelino. Abraços.
ResponderExcluirComo faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirComo faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirComo faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirTalvane, entre em contato com D. Nelly, coordenadora do Projeto. Seu e-mail: nellyartesanato@hotmail.com
Excluir