domingo, 6 de outubro de 2013

ÁFRICA: UM DESCOBRIMENTO A PARTIR DA ARTE E DO DIÁLOGO

Uma mostra com objetos de diferentes culturas africanas da coleção particular de Francisco Rivero se apresenta pela primeira vez no Brasil, juntamente com obras do artista plástico que representam seu diálogo com essas culturas.

Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da E.E. Euclides Feliciano Tardin visitaram a exposição junto com a Professora Helena Almeida.

No ECLB é possível apreciar de perto uma expressão das artes desse continente ao mesmo tempo tão distante e tão próximo, se levarmos em consideração a matriz de origem africana que forma parte da nação brasileira.

Para os que nunca viram tais objetos, a indiferença pode ser a primeira reação, porém a força e presença estética das peças possibilita um despertar da curiosidade que todo ser humano guarda em si. A partir daí, as interrogações e o diálogo permitiram possíveis interpretações no conjunto desta exposição.

Alguns desses estudantes, supervisionados pela Professora Helena, participaram de um trabalho coletivo de representação do diálogo entre Brasil e África, presente na Sala da América Latina, junto às obras plásticas de Francisco Rivero.

Os alunos, a partir desta experiência, já se preparam para novos trabalhos escolares em ocasião do Dia da Consciência Negra.




Professora Helena Almeida e alunos da EE Euclides Feliciano Tardin

Visita realizada dia 26/09/2013







As exposições fazem parte da 7ª Primavera dos Museus: "Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira"




Nenhum comentário:

Postar um comentário