terça-feira, 17 de setembro de 2013

TEMA DA 7ª PRIMAVERA DOS MUSEUS


                                     

            
            O desafio do tema da 7ª Primavera dos Mu­seus se afirma a partir da percepção das con­tribuições da África, dos africanos escraviza­dos e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar Museus, memória e cultura afro-brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhe­cimentos para a eliminação do desconheci­do; a contribuição da preservação da memó­ria para a musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial. 

     Assim, o Ibram lança uma proposta de valo­rização e divulgação do patrimônio cultural afrobrasileiro em todo recanto do país – das comunidades rurais mais longínquas às co­munidades urbanas –, de modo a ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira. Enfatiza-se, ademais, a importância da am­pliação do papel social desempenhado pelos museus na disseminação do conheci­mento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente. 

Considerando isso, o Ibram con­vida as instituições museais e culturais brasileiras a refletirem e expressarem, no contexto de suas realidades, o tema da 7ª Primavera dos Museus: Museu, memória e cultura afro-brasileira.


Participem! Inspirem-se e entrem no circuito da Programação da 7ª Primavera dos Museus.


Instituto Brasileiro de Museus


Nenhum comentário:

Postar um comentário