terça-feira, 16 de setembro de 2025

Colégio Rio Branco: Dia da Árvore comemorado na década de 70

                                 

Em setembro de 1979 o Colégio Rio Branco promoveu uma festividade em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. Com a presença de alunos e professores, uma muda foi plantada pelo Diretor Luciano Bastos, na Praça Amaral Peixoto, em frente ao Colégio. O evento fazia parte do calendário cívico, tendo como objetivo ensinar a importância do plantio de árvores e do reflorestamento.


                                           


1973

Em setembro de 1973 o Colégio Rio Branco festejou o Dia da Árvore com o plantio de uma muda de Pau Ferro em terreno do Colégio. O jornal O Norte Fluminense registrou o evento na edição de Out/1973.

Jornal O Norte Fluminense, Out/1973.

Colégio Festeja Dia da Árvore

O Colégio Rio Branco, dentro do desenrolar do Calendário Cívico, promoveu na última quarta-feira, uma reunião com a participação dos alunos do 3º ano Técnico de Contabilidade, falando, na ocasião, a aluna Maria Elvira Verdan Marques sobre o Dia da Árvore.

Discorrendo magníficamente sobre o valor da árvore e a sua significação, a oradora foi muito feliz. Ao final foi plantada muda de Pau Ferro em terreno do Colégio, sendo madrinhas as alunas Maria Elvira Verdan Marques, Fátima de Souza e Silva e Maria de Lourdes da Silva.



quarta-feira, 10 de setembro de 2025

ECLB tem programação especial para a 19ª Primavera dos Museus


O Espaço Cultural Luciano Bastos participa da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontecerá entre os dias 22 a 28 de Setembro de 2025, tendo como tema "Museus e Mudanças Climáticas".

Nos dias 25 e 26 de setembro, o ECLB estará com uma programação especial: I Arte e Cultura Bom Jesus, em parceria com a Editora Revidreams e o Jornal O Norte Fluminense, trazendo: Exposição, Contação de história, Oficina de Poesia, Feira de livros, Bate-papo com o autor, Roda de leitura de Poesia e Trova, Torneio de xadrez e Apresentações musicais. As atividades são gratuitas.



Confira a programação:

25 de setembro 

9h - Abertura 
Exposição e Feira de Livros. Homenagem a Terezinha Loureiro Borges e ao mestre artesão dos bonecos de rua Antonio Francisco de Paulo (Toninho do Tupy).

9h30min - Contação de História.
"A Pequena Flor Celi", com a professora, escritora e contadora de histórias Rita de Cássia Côgo.

10h30min - Bate-papo com o Autor
O ECLB recebe o jovem escritor Djalma Campos para contar sobre o processo de criação do seu livro "O Novo Legado, um Mistério em Bom Jesus".

14h - Roda de Leitura de Trova e Poesia
Com a União Brasileira de Trovadores, Seção Itaperuna, RJ, e Ana Cristiana Lima, acadêmica da ACLAPTCTC, de Vitória, ES.

15h - Apresentações Musicais
Escola de Música da Sociedade Musical da Usina Santa Maria e Banda Municipal Toninho do Tupy.

19h - Viagem Musical
Com José Antonio Borges Alvarenga.

20h - Premiação ao Concurso de Trova, Poesia e Prosa 2025
Com a Academia Bonjesuense Infantojuvenil de Letras e Artes (ABIJAL)


26 de setembro

9h - Exposição e Feira de Livros

9h - Show de Talentos
Com assistidos da APAE de Bom Jesus do Itabapoana.

10h - Oficina de Poesia
Com Academia Bonjesuense Infantojuvenil de Letras e Artes (ABIJAL).

11h - Concurso de Poesia
Premiação ao Concurso de Poesia na Escola e entrega de Certificados.

10h-13h - Torneio de Xadrez Sub-16




sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Colégio Rio Branco, início da década de 1970: Alunos comemoram a Independência do Brasil

Alunos Marcos Antonio Moraes, Marco Antonio Bastos Marques, Denise Barroso, Margarida Ferreira, Telma Moura e Letícia Gomes
Para comemorar a Independência do Brasil, alunos do Colégio Rio Branco participavam de várias eventos, alguns deles com representações teatrais, como os que trazemos hoje. São registros de dois momentos distintos, que aconteceram no início da década de 1970, sob a orientação das Professoras Vera Lúcia Gomes Araújo e Ercília Borges do Carmo, no auditório da escola.

Na foto acima, em pé: Profª Vera Lúcia Gomes Araújo, Paula Borges Bastos, Marcos Antonio Moraes (José Bonifácio), Profª Ercília Borges do Carmo e Marco Antonio Bastos Marques (D. Pedro I). Sentados: Telma Moura, Margarida Ferreira (Dama), Denise Menezes Barroso (D. Leopoldina) e Letícia Gomes.

José Manoel Navarro e os alunos Marcos Antonio Bastos Marques
e Marco Antonio Moraes.
Marcos Antonio Moraes.
Denize Menezes Barroso
Esio Martins Bastos ladeado por Denise Barroso
e pelo neto Marco Antonio Bastos Marques, no pátio do Colégio Rio Branco
.


Evento 2

Profª Vera Gomes Araújo e aluno Celso.

Na foto acima, os alunos Celso (D. Pedro I), Luiz Claudio Lamônica (José Bonifácio), Carmem Lília Ribeiro (Dama) e Lívia (D. Leopoldina) no Auditório do Colégio Rio Branco.

Aluna Lívia, que representou D. Leopoldina, em frente à Gruta
existente no pátio do Colégio.





sexta-feira, 29 de agosto de 2025

GALERIA HISTÓRICA: INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA RÁDIO INSTALADA EM BOM JESUS

Inauguração da Rádio Cultura em 1956. Acervo ECLB.


Essa é apenas uma das imagens que fazem parte da exposição “Cinema e Rádio em Bom Jesus: de 1904 a 1960” no Espaço Cultural Luciano Bastos.

Reproduzimos abaixo um artigo de Luciano Bastos: "INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA RÁDIO INSTALADA EM BOM JESUS", ilustrado com essa fotografia, descrevendo os acontecimentos desse dia histórico para a cidade. O artigo foi publicado em 2005, na “Galeria Histórica” do jornal O Norte Fluminense.


"INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA RÁDIO INSTALADA EM BOM JESUS

Rádio Cultura de Bom Jesus – Em 07 de Julho de 1956

Presente o Vice-Governador do Estado do Rio Roberto Silveira

Na inauguração do Auditório e Estúdio da Rádio Cultura de Bom Jesus, em 07.07.1956, o Vereador Esio Martins Bastos desata a fita simbólica, tendo ao seu lado o Prefeito José de Oliveira Borges e o Jornalista Athos Fernandes, Diretor Artístico da Radio. No fundo vê-se o saudoso Dr. José Luiz Maron, Delegado de Polícia e músicos da Lira Operária.

HISTÓRICO

A primeira emissora de Rádio instalada em Bom Jesus era denominada Rádio Cultura de Bom Jesus, ZY-P-31. Foi uma iniciativa do Empresário Carlos Rodrigues da Silva. Sua inauguração realizou-se no dia sete de julho de 1956, com grandes festividades. Coube ao nosso saudoso conterrâneo Dr. Roberto Silveira, então Vice-Governador do Estado do Rio, inaugurar o Transmissor da Emissora, situado no Monte Calvário, ocasião em que Roberto Silveira falou ao povo bonjesuense cumprimentando pela iniciativa.

À tarde deu-se a inauguração do Auditório e Estúdio da Rádio, no Edifício Monte Líbano, na Praça Governador Portela, que foi dado por inaugurado pelo Prefeito José de Oliveira Borges."


A exposição “Cinema e Rádio em Bom Jesus: de 1904 a 1960”, inaugurada no Espaço Cultural Luciano Bastos no dia 05/08, segue até o dia 05 de setembro (sexta-feira).

Não perca essa oportunidade de conhecer a história dos nossos antigos Cinemas e da Rádio Cultura ZYP-31, a primeira emissora de rádio de Bom Jesus, relembrando grandes nomes, programas e acontecimentos que marcaram gerações.


Visitação:

Terça a sexta: 9h às 11h30min e de 13h às 16h30min

Praça Amaral Peixoto 13 – Centro - Bom Jesus do Itabapoana, RJ



 

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

ECLB vai à escola: Palestra sobre as Praças no Col. Est. Padre Mello


No dia 21.08.2025, no Colégio Estadual Padre Mello, aconteceu a palestra "Nossas Praças: Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?", ministrada por Claudia Bastos, diretora do Espaço Cultural Luciano Bastos, para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, a convite da Profª Amanda de Fátima Delfino. Acompanharam a fala os professores Marcos Cândido Mendonça e Silayne Baptista.
Claudia Bastos destacou a importância dessa atividade, que visa dinamizar as atividades desenvolvidas pelo ECLB. “Queremos apoiar os professores e contribuir para a valorização do patrimônio, despertando a consciência dos alunos para a necessidade e importância de conhecer e preservar o ambiente em que moram”.






É permitida a reprodução do conteúdo deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.