quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Ex-funcionários do jornal O Norte Fluminense serão homenageados

79 Anos Impressos na Alma

                            

                                         
Amanhã, o tempo vai fazer uma pausa respeitosa no Museu da Imprensa, do Espaço Cultural Luciano Bastos.. No meio de paredes que aprenderam a ouvir histórias, ex-funcionários do jornal O Norte Fluminense retornarão não como operários da notícia, mas como memória viva. Cada nome chamado será uma linha reescrita no papel invisível da cidade.

O jornal, nascido bonjesuense, através de Ésio Bastos, completa 79 anos, idade em que as palavras já não correm, caminham. Caminham com o peso dos dias difíceis, das madrugadas fechando edição, do cheiro de tinta fresca misturado ao café apressado. Caminham com a dignidade de quem ajudou a contar a história quando ela ainda estava acontecendo.

No Espaço Cultural Luciano Bastos, não se homenageia apenas um periódico, mas o ofício silencioso de transformar fatos em permanência. Amanhã, o jornal não será lido: será lembrado. E, por algumas horas, cada ex-funcionário voltará a ser manchete, daquelas que o tempo não apaga.

Máquina francesa Allauzet, do século XIX, imprimiu o jornal O Norte Fluminense por décadas
e integra o acervo do Museu da Imprensa, do Espaço Cultural Luciano Bastos




- Artigo do jornal O Norte Fluminense publicado em meio eletrônico no dia 18.12.2025. Disponível em: https://onortefluminense.blogspot.com/2025/12/ex-funcionarios-do-jornal-o-norte.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário