Diretora de Pesquisa e Extensão do campus Itaperuna, Juliana Simões, Professor Rogério Ribeiro e alunos do IFF campi Itaperuna e Bom Jesus, em visita ao ECLB
O professor Rogério Ribeiro Fernandes, do campus Itaperuna, e alunos do Instituto Fluminense participantes de dois projetos de pesquisa sob sua coordenação, fizeram uma visita ao ECLB na quarta-feira, dia 11 de setembro, acompanhados da Diretora de Pesquisa e Extensão do campus, Juliana Baptista Simões.
O objetivo de levar os bolsistas de pesquisa ao ECLB foi, segundo o professor Rogério, para que estes pudessem "conhecer o Espaço Cultural, como exemplo de lugar de memória e de arquivo para documentos sobre o Noroeste Fluminense", bem como "fazer um levantamento bibliográfico e de fontes sobre a Estrada de Ferro e o Noroeste Fluminense".
Após percorrerem as exposições permanentes e temporária do ECLB e conhecerem o trabalho de guarda e preservação de acervo documental realizado pela instituição, o professor pesquisador deixou sua mensagem sobre a visita:
Estivemos no Espaço Cultural Luciano Bastos com alunos que fazem parte das equipes de dois projetos de pesquisa do IFFluminense Campus Itaperuna: um deles intitulado "Trilhos do Esquecimento: a Estrada de Ferro Campos Carangola e a gênese do município de Itaperuna", outro com o título "Tradição de Violência no Território Ficcional de Parada de Deus". Como se tratam de duas pesquisas ambientadas na Região Noroeste Fluminense, fizemos questão de iniciar nosso levantamento de fontes documentais a partir de um espaço cultural que possui um acervo bem completo e organizado sobre essa região. O grupo foi formado majoritariamente por alunos de Ensino Médio que estão iniciando no universo da pesquisa, acrescido de mais um estudante de graduação. Acredito que, para eles, foi uma experiência bastante produtiva, pois puderam conhecer de perto um lugar de memória que parece materializar o conceito de Pierre Nora e tiveram suas primeiras experiências com arquivos físico, não digitais.
Recebidos pela equipe do ECLB, os estudantes percorreram as exposições permanentes do museu, onde puderam ver de perto uniformes históricos, equipamentos antigos, documentos e fotografias que narram a trajetória do Colégio Rio Branco ao longo dos anos, além de objetos e antigas máquinas tipográficas do jornal O Norte Fluminense, bem como os primeiros jornais da cidade, na Sala da Imprensa local.
Também foi apresentado ao grupo visitante como são feitos os procedimentos de guarda, higienização e conservação do acervo do ECLB, em especial documentos e periódicos.
Na biblioteca, os estudantes tiveram contato com periódicos do século XX, sendo orientados sob os cuidados a serem tomados durante o manuseio dessas fontes antigas. Em alguns desses exemplares, os bolsistas pesquisadores encontraram informações sobre a Estrada de Ferro Itabapoana, que chegou a possuir ligação com a Leopoldina Railway, tendo sua extinção ocorrido no início da segunda metade do século passado.
Para finalizar, a Diretora do ECLB, Claudia Bastos do Carmo, acompanhou o grupo em uma caminhada por pontos históricos do Centro de Bom Jesus, como a Praça Amaral Peixoto, o antigo "Porto da Pedra", no início da Ponte, o calçadão beira-rio, a Rua República de Nazareth e a Praça Amaral Peixoto.
O Espaço Cultural Luciano Bastos funciona no prédio histórico da Praça Amaral Peixoto, 13, no Centro de Bom Jesus do Itabapoana, RJ.
Aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Visitação de grupos ocorre mediante agendamento:
E-mail: espacoculturallucianobastos@gmail.com
Instagram: @espacoculturallucianobastos