segunda-feira, 5 de maio de 2025

Espaço Cultural Luciano Bastos na 23ª Semana Nacional de Museus







O Espaço Cultural Luciano Bastos estará participando, entre 12 e18 de maio, da 23ª Semana Nacional de Museus, com Roda de Conversa e Visitação Educativa.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a edição deste ano tem como tema: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Aguardamos você!

Confira a programação:



15/05 (quinta-feira), às 10h30min 

Roda de conversa: “Caminhos para preservação do patrimônio: atraindo as novas gerações”, promovendo espaço de diálogo sobre a importância das novas tecnologias na preservação do patrimônio. A atividade terá a participação dos Professores Fabrício Pereira (IFF Bom Jesus), Rogério Fernandes (IFF Itaperuna) e Fabrício Barros (IFF Bom Jesus), que abordarão suas vivências em projetos de impressão em 3D, plataformas digitais e patrimônio. O evento não requer inscrição prévia. Haverá certificado de participação.

Local: Espaço Cultural Luciano Bastos - Praça Amaral Peixoto 13, centro. Bom Jesus do Itabapoana, RJ.

Conheça os participantes:

Fabrício Pereira

Fabrício Pereira é mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e encontra-se em fase de doutoramento na mesma instituição. Desde 2014, exerce a docência na rede pública de ensino, tendo ingressado, em 2016, como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Durante sua formação acadêmica, idealizou e participou de diversos projetos extensionistas voltados para a Educação Patrimonial, experiência que posteriormente levou para os Institutos Federais. No momento, ocupa a função de coordenador do Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana.














Rogério Ribeiro Fernandes

Rogério Ribeiro Fernandes é professor de História do Campus Itaperuna desde 2023. Ingressou no IFFLUMINENSE em 2010 e atuou nos campi Quissamã  e Bom Jesus do Itabapoana.  Foi professor das redes públicas do município do Rio de Janeiro e do estado do Rio. Também atuou como docente em diversas escolas privadas, com destaque para a Fundação São José, onde foi um dos professores pioneiros do curso de Licenciatura em História. Antes de ingressar no magistério, exerceu a profissão de jornalista e publicou diversos trabalhos ligados à Região Noroeste Fluminense. Como pesquisador, tem se dedicado à liderança de um grupo de pesquisa denominado CENFFRONT, que procura refletir também sobre o Noroeste Fluminense, com ênfase em temáticas de memória coletiva e história.  Ainda faz parte de um coletivo de servidores do IFFLUMINENSE que tem produzido trabalhos sobre educação patrimonial e tecnologias digitais.









Fabrício Barros Gonçalves

Fabrício Barros Gonçalves possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Cândido Mendes, Mestrado em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do DCC/IM/UFRJ e Dourado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ.  Foi coordenador de cursos técnicos. Foi criador e coordenador do Bacharelado em Engenharia de Computação do IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Atualmente, atua somente como professor e pesquisador na área de Engenharia de Computação. Tem coordenado projetos de pesquisa, extensão e cultura relacionados às tecnologias digitais aplicadas à educação patrimonial. Tem grande experiência na área de Ciência de Computação com ênfase em Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software.


16/05 (sexta-feira), de 9h às 11h30min e de 13h às 16h30min

Visitas Educativas às exposições do ECLB, mediante agendamento, com fotografias táteis, impressas em 3D, permitindo uma exploração inclusiva por pessoas sem o sentido da visão. 

As escolas que tiverem interesse em trazer os alunos devem realizar o agendamento de visitas mediadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário