segunda-feira, 22 de maio de 2017

ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS NA 15ª SEMANA DE MUSEUS


Exposição no ECLB recebeu muitos visitantes durante a 15ª Semana de Museus



















A 15ª Semana Nacional de Museus foi movimentada no Espaço Cultural Luciano Bastos. De 16 a 19 de maio, um público de todas as idades visitou a exposição "Objetos esquecidos no tempo".

A mostra traz informações sobre a história do cinema, da rádio, do telefone e da fotografia em nossa cidade, através de objetos, documentos e fotografias, e é o resultado de intensa pesquisa do acervo histórico e fotográfico do ECLB feita especialmente para a programação.

Para alguns, foi momento de reencontrar e relembrar práticas e usos comuns em tempos não muito distantes; para os mais jovens, foi momento de curiosidade e descoberta com aparelhos e histórias vividas pelos mais antigos. 

Durante a semana  tivemos visitas de estudantes das seguintes escolas: E.M. Luzia Gomes Freire (Mutum), E.M. Francisco Baptista de Oliveira, E.M. Luiz Tito de Almeida (Rosal), Universidade da Terceira Idade (UNATI/IFF), Escola Adventista e Colégio Batista. Nas visitas, os alunos participaram ativamente de momentos educativos, com orientação de seus professores e apoio dos monitores Ana Paula Pimentel Machado e João Paulo do Carmo e guia da exposição.

Confira alguns dos momentos das visitas:

Therezinha Chalhoub ao lado de painel com fotografia e anúncios do estúdio de seu irmão, o fotógrafo René Chalhoub, década de 50.

Quintino Carlos Vieira e Therezinha Ferreira Vieira ao lado de máquinas analógicas do acervo do ECLB e fotografia de seu casamento, em 26/05/1963, registrado pela Foto-Gráfica

Escola Municipal Luiz Tito de Almeida (Rosal)
Monitora Ana Paula Pimentel Machado: oficina de mimeógrafo

Escola Municipal Luzia Gomes Freire (Mutum)
Equipe de Professoras da E. M. Luzia Gomes Freire
Painel mostra a transformação que nosso serviço telefõnico sofreu no século XX

Ercília Borges do Carmo, Norma Teixeira Carvalho e Therezinha Chalhoub assistem a exibição do desfile em comemoração aos 80 anos do Colégio Rio Branco, em agosto de 2000.
Wagner Fontenelle Pessoa e Jailton da Penha
Maria Cristina Borges e Therezinha Chalhoub

E. M. Dr. Francisco Baptista de Oliveira
Ao final da visita, as crianças observam a utilização do mimeógrafo

Universidade da Terceira Idade (UNATI/IFF)

O ECLB recebeu na tarde do dia 16 de maio a visita de 40 alunos da Universidade da Terceira Idade (UNATI) - IFF, acompanhados da coordenadora, a professora Thais Romano de Almeida.
Monitor João Paulo do Carmo (centro) e grupo da UNATI/IFF

Grupo da UNATI/IFF 

Manoel Mangaraviti e a neta Aline Mangaraviti ao lado de objetos expostos, doados ao ECLB em 2015, relacionados com o trabalho e transmissão de energia elétrica, utilizados por ele, da época em que trabalhou na antiga Estação Força e Luz. 


Também doado por Manoel Mangaraviti, um telefone portátil, também conhecido como “telefone de campanha”. Era utilizado pelos trabalhadores para detectar, ao longo de um trecho de fiação, em trabalho externo, onde estaria concentrado o problema que deixava partes da região sem energia elétrica.

Colégio Batista



Monitor João Paulo do Carmo

Paula Bastos e Paulo Tardin

Colégio Adventista

Os pequenos visitantes da Escola Adventista vieram conhecer a exposição com a Profª Natália Cassamali  



Gilmar Gonçalves
O colecionador Gilmar Gonçalves, bancário aposentado, e as cédulas antigas doadas ao ECLB, organizadas pelas datas em que circularam no Brasil.

João Batista Assad Tavares

Claudia Loureiro, Lucília Maria Rezende Loureiro e Ademir Pimentel

Históricos objetos como máquinas de escrever que pertenceram ao Colégio Rio Branco estão expostos.


Sandra e Rita Cassamali


Colégio Batista

Estudantes do Colégio Batista observam curiosos e registram tudo em seus cadernos. As professoras Minervina Teixeira de Oliveira, Rayzza Faria de Souza, Kennia Karla Silva e Luiz Fernando Silveira acompanharam a visita.


Escovão, enceradeira, ferro de passar que não utiliza energia elétrica, lamparina, lampião: exemplos de como nossa casa mudou ao longo dos anos. Antes essenciais, tornaram-se peças raras.


Espaço Cultural Luciano Bastos
Visitação:
De terça a sexta-feira, de 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Informações: tel. (22) 3831-1056.

Nenhum comentário:

Postar um comentário