Qual foi a relação do Colégio Rio Branco (CRB) com o famoso Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro?
Que influência as reformas educacionais nacionais tiveram sobre a evolução desse educandário bonjesuense?
Como se relacionavam o Colégio e a sociedade local?
Como o CRB ajudou a fortalecer a luta pela emancipação política de Bom Jesus do Itabapoana?
Essas e outras questões são levantadas no artigo "Uma instituição de 'prestígio' no noroeste fluminense: o Colégio Rio Branco de Bom Jesus do Itabapoana e sua cultura escolar", publicado na Revista "Expedições: Teoria da História e Historiografia" (v.7, n.2, 2016)
O trabalho é parte do resultado da pesquisa realizada pela Mestre em Políticas Sociais pela UENF, Suelen Ribeiro de Souza, tendo como co-autoras suas orientadoras Silvia Alicia Martínez e Renata Maldonado da Silva.
Enfatizando o período de 1920 a 1971, o artigo apresenta fotos relacionadas com o ambiente escolar do CRB e entrevistas com ex-alunos, buscando também detectar como era a cultura escolar dessa época. Em interessantes depoimentos, os ex-alunos relembram momentos e pessoas marcantes em sua trajetória estudantil, como por exemplo, a Dona Carmita e a D. Vera.
D, Carmita na festa dos 50 anos do CRB, em 1970. |
Segundo as autoras: "Apesar das exigências impostas pela D. Carmita, os egressos do CRB entrevistados demonstraram muita gratidão e carinho por ela e pelos excelentes professores que tiveram. Os alunos, ainda relembram os famosos 'estudos da D. Carmita' ".
Professora Vera com alunos da Turma Ginasial em 1972, no CRB |
O texto completo, ilustrado com imagens, está disponível em pdf na página da Revista:
RESUMO: Este trabalho analisou o percurso do Colégio Rio Branco (1920-2011), os aspectos marcantes da história da instituição e da sua cultura escolar. Instituição privada localizada no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense. O colégio foi responsável pela escolarização de grande parcela da população dessa localidade, com especial relevância para a oferta do ensino secundário de primeiro ciclo. O período estudado compreende os anos de 1920 a 1971. Inicialmente, no artigo, discutiram-se os conceitos de instituição escolar, cultura escolar e os temas de pesquisas em história da educação que surgiram no momento de renovação dos paradigmas, a partir da década de 1980. Em seguida, apresenta-se a trajetória da instituição e alguns aspectos da sua cultura escolar.
Suelen em sua pesquisa sobre o Colégio Rio Branco no ECLB, em 2015 |
Saiba mais sobre a pesquisa de Suelen Ribeiro de Souza sobre o Colégio Rio Branco:
http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/2016/05/defesa-de-mestrado-sobre-colegio-rio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário