sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Amantes da Arte: Um Concerto no Espaço Luciano Bastos para Tocar o Lar Padre Gabriel


Hoje à noite (18), o tradicional Grupo Musical Amantes da Arte subiu ao palco do Espaço Cultural Luciano Bastos com a mesma delicadeza com que se oferece uma flor a alguém querido. Não era apenas um concerto, era um gesto. Era mais um capítulo da trajetória luminosa que esse grupo vem construindo, unindo arte e solidariedade para amparar o Lar dos Idosos Padre Gabriel, de Bom Jesus do Norte.

A comunidade bonjesuense, sempre sensível ao chamado do bem, respondeu como quem reconhece uma verdade antiga: que a generosidade é a música mais profunda que um povo pode produzir. Para entrar no auditório, cada pessoa trazia nas mãos algo que não era apenas um objeto, mas um símbolo, fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de cuidado. Pequenos presentes que, somados, compõem uma grande ternura.

Nesta noite, cultura e compaixão caminharam de mãos dadas. A arte ergueu sua voz, e os gestos de grandeza humana iluminaram o espaço como velas acesas diante do sagrado. A homenagem silenciosa aos idosos era um reconhecimento de sua dignidade, de suas memórias, de seus passos que um dia foram passos firmes e agora encontram abrigo na dedicação idealista daqueles que dirigem o Lar Padre Gabriel.

As vozes dos Amantes da Arte não ficaram confinadas às paredes do Espaço Cultural. Elas atravessaram o ar da noite, deslizaram sobre o Rio Itabapoana e, como um sussurro doce, chegaram aos ouvidos dos idosos em Bom Jesus do Norte. A música seguiu o curso das águas e transformou distância em abraço.

Assim são os gestos concretos de amor: simples na forma, imensos no sentido. Cada item doado, cada nota entoada, cada palma que ecoou no auditório representou, ainda que por um instante, a revelação do que a sociedade pode ser quando escuta o melhor de si mesma, uma comunidade que canta e cuida, que doa e acalenta, que transforma a solidariedade em permanência.

E nesta noite, ao som dos Amantes da Arte, a própria vida pareceu lembrar que o verdadeiro espetáculo é sempre o que se apresenta no coração.

                       


Fonte: Jornal O Norte Fluminense




terça-feira, 18 de novembro de 2025

CD-LIVRO JONGOS DO BRASIL

CD-Livro Jongos do Brasil

Na Semana da Consciência Negra, trazemos esse excelente livro como sugestão: CD-LIVRO JONGOS DO BRASIL.

Elaborado por Marcos André, a obra divulga “um cancioneiro maravilhoso de jongos inéditos, a história dos grupos de jongo, sua localização, seus bens culturais, seus projetos culturais e sociais, seus calendários de festas e os contatos de suas lideranças”.

Com ritmo de matriz africana do Congo-Angola, o jongo está presente na região Sudeste do país, em especial no Estado do Rio de Janeiro, sendo “dançado ao som de dois tambores, um grave (caxambu ou tambu) e um agudo (candongueiro)”.

E é com o nome de caxambu, um de seus tambores, que o jongo é hoje conhecido em todo o Noroeste Fluminense, estando representado no livro através dos grupos de caxambu de Santo Antônio de Pádua, de Miracema e de Porciúncula.

As músicas do CD foram gravadas no 9º e 10º Encontro de Jongueiros, entre 2003 e 2005, com diversos grupos de jongo, dentre eles os de caxambu do noroeste fluminense.

Caxambu de Porciúncula (Caxambu Michel Tannus)

Com: Seu Joaquim (canto), Maria José (coro), Caroline, Bernardo, Fagner Raimundo, Reginaldo Luiz, Vagner Célio e Carlos Alberto (tambores)


Músicas:

Quando o galo canta (D.P.):

Quando o galo canta, as almas chegam para a Ave Maria

 

Eu bebi Paraíba (D.P.):

Eu bebi Paraíba até no meio até no meio

 

Caxambu de Miracema

Com: Rogério (canto), Hudson Anselmo da Silva (coro), Nicodemos da Silva, Jairo da Silva Alves e Leônidas da Silva (tambores)


- Pisei na pedra (D.P.):

Pisei na pedra, a pedra balanceou

O mundo estava torto, a Rainha endireitou

 

Caxambu de Santo Antônio de Pádua

Com: Nico (canto), Lenilda (coro), Luciano, Antônio José, Gleisson, Luizinho e Tarcísio (tambores)


Lambari (Nico):

Lambari tá pelejando

pra subir na cachoeira

Vai em cima e volta em baixo




segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Turma de 1965 do Curso Normal do Colégio Rio Branco comemora 60 anos de formatura


Turma de 1965 do Curso Normal do Colégio Rio Branco comemora 60 anos de formatura

A comissão organizadora pede ajuda dos amigos para conseguir o contato ou dar notícias das colegas que não conseguiu localizar, apesar do empenho, pois o tempo vai se tornando exíguo para convidá-las. Ainda não foram localizadas as seguintes colegas:

CLENICE VARGA DE REZENDE
GENY PEREIRA SABOIA
JOLINA NUNES VIEIRA
MARILENE PEREIRA ANTUNES
MARIA VILMA BASTOS BRASIL
MARLENE DUTRA COELHO GOMES
MARIA APARECIDA DE RESENDE
RACHEL MARIA DIEDERICH NUNES
TEREZINHA APARECIDA AMANCIO.

O contato poderá ser feito através de mensagem do WHATSAPP: (21) 994767661, de Véra Gomes (e não através de telefonema, para evitar contato de número desconhecido, por questão de segurança).
Desde já agradecemos.


sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Grupo Musical Amantes da Arte realiza show beneficente no ECLB

O Espaço Cultural Luciano Bastos convida para mais uma edição do evento beneficente do Grupo Musical Amantes da Arte, no dia 18 de novembro (Terça-feira) às 19h, no Auditório D. Carmita. O show promete encantar o público e pretende arrecadar doações de fraldas geriátricas, produtos de limpeza e higiene pessoal para o Lar dos Idosos Pe. Gabriel. Venha participar.

Grupo Musical Amantes da Arte
Quando: 18 de novembro (Terça-feira) às 19h
Onde: Auditório D. Carmita, Espaço Cultural Luciano Bastos
Bom Jesus do Itabapoana, RJ