domingo, 5 de março de 2017

ECLB recebe exemplares antigos do jornal A Voz do Povo



Exemplares do Jornal A Voz do Povo doados ao ECLB





O ECLB recebeu essa semana a doação de exemplares do jornal A Voz do Povo, em suas primeiras edições, abrangendo o período de 06 de setembro a 27 de dezembro de 1930 e 03 de janeiro a 22 de agosto de 1931.

A doação foi feita pelo escritor bonjesuense Elcio Xavier, que atualmente reside no Rio de Janeiro. Dono de um invejável acervo particular, Elcio já doou anteriormente ao ECLB uma parcela considerável de livros de sua coleção*, além de fotos históricas**, que enriquecem ainda mais o acervo de nossa instituição.

Além dos jornais, foram também doados os livros: "Álbum de Belo Horizonte" (1911), "Estudo para aplicação de Sistema de Transportes Planaéreos" no Rio de Janeiro (1937), "Visita do General Charles de Gaulle, Presidente da República Francesa, aos Estados Unidos do Brasil" (1964).





Agradecemos a confiança do poeta em depositar esse precioso acervo em mãos do Espaço Cultural, o qual entende a importância de preservar em seus arquivos tão importante material relativo à memória e à história de nossa região. 


Elcio Xavier, um apaixonado por Bom Jesus 


Um apaixonado por Bom Jesus e sua história, o poeta e escritor Elcio Xavier nasceu no dia 03 de maio de 1920, filho de Waldemar Sigismundo Xavier e Elvira Cerqueira Xavier. Casado com Gedália Loureiro Xavier (fal.), teve os filhos Regina, Rogério, Raquel (fal.), Rosete e Rita de Cássia, além de netos e bisnetos.



*Em 2013, Elcio doou um acervo de livros de quase mil volumes ao ECLB:
Confira aqui a doação de livros


Débora Loureiro Laborne Borges ao lado dos filhos de Elcio Xavier, Rosete Loureiro Xavier, Regina Loureiro Xavier e Rogério Loureiro Xavier, acompanhado da esposa Elaine Bastos Xavier, na biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos. Ao fundo, a coleção de livros doados pelo poeta.




**Elcio Xavier fez a doação de fotos históricas ao ECLB em 2016: