quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Tarde especial reúne ex-alunos do Colégio Rio Branco

         
Dr. Melhim Namen Chalhub: "Devo ao Ginásio Rio Branco os fundamentos da minha formação acadêmica"



   

    Numa tarde especial e cheia de recordações, Dr. Melhim Namen Chalhub, advogado, residente em Niterói, ex-aluno do Colégio Rio Branco, retornou ao local onde estudou de 1953 a 1957, em companhia da irmã, a Professora e Inspetora escolar, hoje aposentada, Therezinha Namen Chalhub, que fez parte da 1ª turma de professores do Colégio Rio Branco. 
   Os irmãos vieram ao Espaço Cultural Luciano Bastos especialmente para um encontro com o casal dr. Sebastião Freire Rodrigues e Ledyr Nunes da Silva Rodrigues, que também ali estudaram: Dr. Sebastião fez o ginásio e o curso Técnico de Contabilidade, de 1955 a 1961, e Ledyr fez o ginásio e o Curso Normal.
    Recepcionados pelo dr. Gino Martins Borges Bastos, os antigos colegas se reencontraram no último dia 22 de dezembro, quando o Dr. Sebastião Freire Rodrigues comemorou 50 anos de atividades como advogado, em missa na Igreja Matriz.   
       

  "Além de eu estar emocionado por rever minha família em Bom Jesus, estou comovido também por estar de novo no prédio do Colégio, junto com Sebastião", disse Melhim.

   "O Colégio Rio Branco possuía grandes professores, e Sebastião demonstrava desde cedo uma liderança que se desenvolveu durante a sua vida, fazendo dela um importante instrumento para servir a toda a coletividade. Isso o tornou uma pessoa admirada e querida em nosso município", conta Melhim.

     
Dr. Sebastião foi também professor no Colégio Rio Branco: "Tive o privilégio de lecionar para o Curso Técnico em Contabilidade, as matérias eram Direito Usual e Contabilidade."

Dr. Sebastião conta sobre a primeira vez em que viu a esposa:


   "Eu estudava na sala de aula onde hoje está situada a biblioteca do ECLB, próximo à porta de entrada. Antes das aulas terem início, o severo inspetor de disciplina, Rosendo, chegou para nós e disse que duas alunas de Itaperuna iriam começar a estudar na sala e que não queria saber de nenhuma gracinha com elas. Quando a aluna Ledyr atravessou a porta da sala de aula, eu imediatamente pensei: 'Esta é a moreninha da minha vida'. E realmente casei-me com ela, com quem vivo feliz até hoje".


Ledyr e Sebastião: uma linda história de amor que nasceu no Colégio Rio Branco e perdura até hoje




   Sebastião conta que sempre ia à casa de Melhim para estudar: "Eu sempre procurava estudar com Melhim, que era extremamente dedicado aos estudos, e que continuou sendo assim ao longo de sua vida. Tanto assim, que se tornou, hoje, uma das referências nacionais na área jurídica, com vários livros publicados. Recordo-me que, na época dos estudos, às vezes, eu costumava ir à casa de Melhim para jogarmos o 'jogo de botão'. Em certo momento, a mãe de Melhim dizia, com sotaque libanês: 'Melhim, limpa a mesa para servirmos o almoço, mas não deixa o Genarinho - como eu era conhecido - ir embora antes de comer uns quibes'. Confesso que eu ia à casa de Melhim para comer aqueles deliciosos quibes...".
          


Melhim ficou surpreso com o tamanho da sala onde estudou, que hoje dá lugar à sala de cinema do ECLB: "Sempre me pareceu grande. Hoje, ao adentrar nela, contudo, a percebi pequena. Antes, era o olhar do estudante, hoje o do adulto", destacou.


Os irmãos Terezinha Namen Chalhub e Melhim Namen Chalhub



A professora Terezinha Namen Chalhub foi aluna da primeira turma do curso Normal do Colégio Rio Branco.

                                               



Dr. Gino recebe, em nome do ECLB, a doação do Dr. Melhim Namen Chalhub, uma das maiores autoridades em direito imobiliário do país, de dois livros de sua autoria, que passam a fazer parte do acervo da Biblioteca.






O grupo foi saudado no Auditório D. Carmita pela dra. Nisia Campos Kneipp, ex-aluna do Colégio Rio Branco de 1964 a 1970, e também professora. Filha do querido professor de Educação Física, Hildebrando Teixeira, dra. Nísia é presidente do ILA e redatora do jornal A Voz do Povo.

                                                                               


A apresentação do pianista Daniel Galdino e do violinista Cristóvão José da Silva Fernandes, da Escola de Música JEMAJ, encantou os visitantes.  

 
Amigos celebram 50 anos de advocacia do dr. Sebastião Rodrigues: laços de amizade criados no Colégio Rio Branco e levados pela vida afora 



"Foi uma tarde muito agradável com bonitas lembranças desse período!", deixou registrado Ledyr.

Veja a matéria do jornal O Norte Fluminense sobre o encontro em:










domingo, 18 de dezembro de 2016

Recitais de fim de ano no ECLB


Nos dias 14 e 16 de dezembro, no Espaço Cultural Luciano Bastos, aconteceu a programação especial para o fim de ano da Escola de Música JEMAJ, dirigida pela Professora Anizia Maria Santos, do Professor Thadeu Almeida e da Escola de Música Cristo Rei, dirigida pela Professora Marise Xavier.

Fotos que ilustram essa postagem são retiradas da matéria do blog do Jornal O Norte Fluminense.




                           

Confira a matéria publicada no blog do jornal O Norte Fluminense:





Confira a matéria publicada no blog do jornal O Norte Fluminense:



sábado, 17 de dezembro de 2016

Roda Literária: Noite de Poesia com Fernando Pessoa


       
A última Roda Literária de 2016 no ECLB homenageou Fernando Pessoa. No dia 7 de dezembro, apreciadores de poesia se reuniram na Biblioteca do Espaço Cultural para declamar e compartilhar suas experiências sobre a obra daquele que é considerado o maior poeta da língua portuguesa.

Com a presença de pessoas de diversas idades, a participação dos jovens foi um destaque que demonstra que poesia e juventude possuem muitas afinidades.

A Roda começou com uma apresentação, em primeira pessoa, de Fernando Pessoa e seus principais heterônimos, encarnados nas pessoas de Aline Mangaravite Carrereth, Luana Scarpini Borges, Izabella Azevedo e Luiz Otávio Barreto, ativos participantes na organização do evento.

Além de poemas do poeta português, lidos pelos participantes da Roda, jovens declamaram poemas de sua autoria, dentre eles Dharvind Aguiar e Julia Mello, estudantes premiados em concursos literários.

Aline M. Carrereth, que encarnou o próprio Fernando Pessoa, comentou sobre sua experiência:

"Minha segunda roda literária! Tão maravilhosa quanto a anterior. O mais incrível em participar deste evento é descobrir que não conheço os autores que penso conhecer. De Fernando Pessoa eu conhecia seus três heterônimos mais famosos, mas ele mesmo descobri só agora! E que ótima surpresa! Aliás, essa roda foi cheia de surpresas! Talentos vieram a luz!

Agradeço imensamente pelas novas amizades. A roda vem me proporcionando conhecer tanta gente incrível! Que venham muitas e muitas outras em 2017!".

Aline Carrereth: Fernando Pessoa por ele mesmo  

Para o pianista Luiz Otávio Barreto, que encarnou o heterônimo Alberto Caeiro, a Roda Literária, "foi muito gratificante, porque, ao lado de amigos, pude fazer o que gosto; pensar, ler, ouvir e discutir literatura, e naquele caso, a poesia dos Pessoa e seus heterônimos. Vivas à literatura! Vivas à poesia! Vivas a Pessoa! Vivas ao ECLB!"

Luiz Otávio Barreto e o heterônimo Alberto Caeiro

Izabella Boechat, que apresentou o heterônimo Álvaro de Campos relata sua experiência com o poeta português: "quando eu conheci Fernando, senti algo lindo brotar em meu interior, sua poesia cercada de niilismo e lirismo, me deixou encantada! Foi ali que eu realmente comecei a alimentar minha alma, através de seus versos. Álvaro de Campos era seu Heterônimo mais febril, mais existencialista, e o meu preferido. Campos sentia o mundo e as pessoas de uma forma intensa, forte e incompreensiva. Por meio da Roda, vi o sentimento de todos que ali estavam, fitei que em suas existências se firmou algo lindo e especial, que só a poesia é capaz de proporcionar. Como uma de suas poesias:

(...) Mas quem sente muito, cala; 
Quem quer dizer quanto sente 
Fica sem alma nem fala (...)

Izabella Boechat: Álvaro de Campos

Amei intensamente esta roda, e as pessoas que nela estavam, e como quem muito cala, não poderia eu ter palavras que demonstrassem o que só a arte é capaz de mostrar. Espero que se revigore ainda mais espaços como este, e que a poesia seja parte íntima de todos nós! Viva os muitos Fernandos!"

Luana S. Borges e o heterônimo Ricardo Reis



                                                                                                                                                        
Alessandro Nascimento trouxe o violão e belas músicas para a Roda, acompanhando Izabella


Lendo Fernando Pessoa: Martha Salim...

...Fátima Ferreira de Oliveira


Rebeca Fontoura

Leitura de poema por Tatiana Sena

Eduardo Moreira lê o Poema do Menino Jesus, de Alberto Caeiro


Iolanda Roeles

Maria de Fátima Mangaravite Carrereth


Dharwind Aguiar

Martha Salim e a música na Roda Literária



Ao final do evento, houve sorteio de livros, doados pela Editora O Norte Fluminense e por Martha Salim.

Izabella e Luana

Izabella e Aline

Luis Otávio e Rebeca Fontoura

Izabella e a jovem escritora Julia Mello

Izabella, Luana, Aline e Luiz Otávio


Poemas na árvore de natal se apresentavam para leitura.


O Espaço Cultural Luciano Bastos agradece a presença de todos que participaram dessa noite tão especial.


Não deixe de curtir nossa página no Facebook:





quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Colégio Rio Branco: 2006 - Curso Primário - Encerramento do ano letivo


Profª Néria Dutra e os alunos Gabriel, Brenda, Fernanda, Giovana, Letícia, Daniele e José Rafael.


       Há 10 anos, em dezembro de 2006, alunos, familiares e professores do curso primário do Colégio Rio Branco se reuniram no Aero Clube de Bom Jesus do Itabapoana, comemorando o encerramento do ano letivo.
     Uma bela confraternização, em noite de muita alegria, conduzida pela Profª Norma Teixeira Carvalho, diretora adjunta, com a presença do diretor, dr. Luciano Bastos.
       Que todos os pequenos estudantes, seus familiares e professores possam relembrar, com carinho, um pouco do que aqui viveram juntos.
  

Profª Norma Teixeira Delatorre (direita), diretora adjunta do Colégio Rio Branco, Profª Elaine Borges e Laiza Teixeira Delatorre

                     
 Profª Margareth Garcia e alunos Lara, Karoliny, Kenya, Maria Victoria, Sávio e Estêvão. 

Alunos Luciana, Profª Adriana, sua filha Drícia, Fernanda, Rafael, Brícia, Milena, Rayanne, Larissa


Profª Aysha e as alunas Brícia, Milena, Larissa, Bruna, Luciana, Izabel Úrsula, Rayanne e Natália


Alunos: Luciana, Rayanne, Milena, Gabriela, Luiz Claudio, Letícia, Maria Victoria, Larissa e Fernanda

Profª Márcia Abreu e alunos Larissa, Manayra, Thaynara, Kariza, Nathalia, Matheus, José Tulio, Profª Daniele e Tarssyo.

       
Professoras Lúcia, Maria Cecilia Souza Dias, Rosane Raposo, Aysha, Norma Lúcia Dias e seu esposo


                         
Dr. Luciano Bastos, diretor do Colégio Rio Branco, e o aluno José Gabriel Guerra

 Prof. Marco Antonio Caetano de Andrade e aluna Milena Moraes Silva

             
Profª Maria Josè, seu filho Davy e aluna Larissa T. Delatorre


Profª Milvanete Moreira e sua filha Kenia Moreira de Azevedo



Profª Elaine e aluno Felipe Lima da Silva

Profª Rosane Raposo e aluna Brícia de Souza Tostes

Profª Rogéria e sua filha Giovana, Profª Néria e Letícia Silva


Aluna Daniele Pains Dutra e seu pai

Marclea, Claudia e Jaqueline

Aluno Rafael Silva Cruz, sua irmã e sua mãe Juliana

Adriana e Aloisio, pais das alunas Lara e Thaynara

Aluna Letícia L. Pacheco de Oliveira, seus pais e avó

Marcelo Júnior, seu pai e Raft

Aluna Larissa da Silva Lucio e sua mãe


Pais e irmã dos alunos Gabriel e Felipe 

Aluno Estêvão Nascimento Firmo e seus pais

Mãe da aluna Rayane Teixeira Neiva e familiares


Aluno Ayslan Frias Silva, seus avós e sua mãe


Profª Edilaine (direita) e sua irmã Juliana

   
Brícia, Profª Margareth Garcia, Gabriela, Profª Márcia Abreu, Prof. Luiz Fernando Silveira e Profª Maria Inez Moraes