terça-feira, 28 de abril de 2015

ECLB promove sessão de cinema: DELÍRIOS DE UM CINEMANÍACOS

    
  “Delírios de um cinemaníaco”, num trabalho de resgate da memória, narra a biografia de José de Oliveira, pioneiro da atividade cinematográfica em São Carlos, interior de São Paulo.   


          Estamos de volta!
      O ECLB traz neste mês o filme “Delírios de um Cinemaníaco”, voltado para os apaixonados por cinema.       
         Nossa próxima exibição já tem data marcada!
         Dia 7 de maio, às 19h30min.
        A sessão é gratuita e contará com a honrosa presença de Paulo Tardin, que nos contará, dentre outras, as histórias de uma antiga produção cinematográfica realizada em Bom Jesus com o irmão Estêvão Tardin e os amigos Ademir Figueiredo, José Joaquim dos Santos e Martinho.
         Contamos com sua presença!


Delírios de um Cinemaníaco
Direção: Carlos Eduardo Magalhães, Felipe Leal Barquete
Duração: 102 minutos.
Classificação: Livre
Gênero: Drama



       Sobre o autor e o filme:

   Nascido em 1930, de origem humilde, José de Oliveira, popularmente conhecido como Zé Pintor, se envolveu com o cinema desde jovem nas salas de exibição da cidade de São Carlos, interior paulista, onde aprendeu todos os detalhes da exibição cinematográfica.
     Com a aquisição de uma câmera 16mm, Zé passou a fazer seus próprios filmes, com a ajuda dos amigos e colaboradores. A falta de recursos financeiros fez com que o artista se afastasse do cinema e suas obras permanecessem inacabadas.
     Aos oitenta anos de idade José de Oliveira encontra em um grupo de jovens cineastas a vontade e os meios para realizar sua maior obra: um filme que contasse a história de sua vida.
    O filme foi realizado de forma colaborativa por uma parceria que envolve a produtora paulistana Filmes para Bailar, o Circuito Fora do Eixo e parceiros e voluntários que se apaixonaram pelo projeto e, de maneira solidária, dedicaram suas vidas ao longo de três anos e meio para concretizar esse filme e trazer a todos os espectadores essa emocionante história de vida.


                

       
             Assista o trailer do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=jAn-mFG6Ovs







quinta-feira, 9 de abril de 2015

ECLB receberá homenagem em Laje do Muriaé



O ECLB foi criado em 2011 para conservar o prédio histórico do Colégio Rio Branco e seu acervo, além de promover atividades culturais.


    O Espaço Cultural Luciano Bastos receberá homenagem do Congresso Sociedade Cultura Latina Seção Brasil, Senadoria Cultural do Estado do Rio de Janeiro, em Laje do Muriaé.
   A iniciativa partiu da diretora de Cultura de Laje, Maria Beatriz Silva, que vem se destacando por sua atuação como dinâmica agente cultural.
   O evento será realizado na Casa de Cultura Dr. Manoel Ligiéro, a partir das 14h do dia 11 de abril, quando também serão homenageadas diversas personalidades e instituições culturais que se destacam no meio cultural de Laje e região.
   A equipe do ECLB se sente honrada com a homenagem.




terça-feira, 7 de abril de 2015

Turma do IFF assiste "A Vizinhança do Tigre", da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Democratizando, no ECLB



     No dia 11 de março, o ECLB recebeu a turma do Professor de Sociologia Eduardo Moreira, do IFF campus Bom Jesus, para assistir o filme A Vizinhança do Tigre, da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Democratizando. 








ECLB encerra a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos com o filme Que Bom Te Ver Viva, de Lúcia Murat






       Com a exibição gratuita do filme "Que bom te ver viva", encerramos nossa participação no Projeto Democratizando, da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério. 

      O emocionante documentário de Lúcia Murat, um passeio pela História do Brasil, aborda a vida de oito mulheres que falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido.
         Ao final da sessão, o jornalista Pedro Salim Jr. e  a Professora de História Lúcia Padilha tiveram um bate-papo enriquecedor com o público, trazendo uma excepcional reflexão sobre o tema.
    A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Democratizando, realizada pelo Espaço Cultural Luciano Bastos de 26/02 a 01/04, realizou sessões gratuitas de seis filmes que abordaram temas relevantes, trazendo recurso de audiodescrição e legenda, para atender aos deficientes visuais e auditivos.
     Agradecemos a todos que compareceram às exibições, contribuindo para o sucesso da Mostra!





Adicionar legenda





domingo, 5 de abril de 2015

NEABI - IFF realiza visita à exposição "A Abolição e seus Registros Privados" no ECLB





Coordenadora do NEABI - IFF Bom Jesus, Karina Neves, trouxe seus alunos para visita à Exposição sobre Abolição

       
         Cerca de 70 alunos do IFF Bom Jesus saíram da rotina escolar e vieram ao ECLB no dia 31 de março, acompanhados da Professora Karina Neves, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena (NEABI), e do ex-aluno do Colégio Rio Branco Professor Willian de Souza Miranda.
        Divididos em grupos, eles vieram pela manhã e à tarde e conheceram a exposição “A Abolição e seus registros na vida privada”, que trazendo dados concretos e material de pesquisa sobre o tema coletados em nossa região, possibilita que os alunos possam aprofundar os estudos sobre a cultura afro brasileira, em especial a de nossa região.
       Os estudantes também conheceram a exposição “Pérolas Negras”, bem como o acervo do Colégio Rio Branco e Imprensa de Bom Jesus.
      Muitas fotos foram tiradas pelos jovens estudantes, que procuravam compartilhar com todos o que viam. As fotos foram tiradas nas Exposições temporárias, na Sala de Imprensa, Biblioteca e Salas do Colégio Rio Branco.









A história do Padre negro João Mendes Ribeiro, que sofreu grande preconceito no séc. XIX em Calheiros, distrito de Bom Jesus, é um dos temas que chamou a atenção dos estudantes.




Professor Willian Miranda é ex-aluno do Colégio Rio Branco



















sábado, 4 de abril de 2015

Alunos da E. M. Minervina Araújo assistem o filme Sophia no ECLB



A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Democratizando, no ECLB, recebeu alunos da E.M. Minervina Araújo

    
       No dia 19 de março o ECLB recebeu os alunos da E. M. Minervina Araújo, de Bom Jesus do Norte, para assistir o filme Sophia, da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Democratizando, com direito a suco e pipoca. Os Professores Camila Queiroz, Maria Sávia, Samuel Miranda e Léia Eid vieram acompanhando os estudantes.




















COLÉGIO RIO BRANCO: Páscoa 2001







GINÁSIO RIO BRANCO: Páscoa de 1952





Em 11.05.1952, o jornal O Norte Fluminense narra a Páscoa do Ginásio Rio Branco:

Páscoa do corpo docente e discente do Ginásio Rio Branco

     Foi um espetáculo de fé digno de registro o que viveu nossa velha matriz, no dia 22 do corrente, consagrado à Ascensão de Nosso Senhor, quando 289 alunos do Ginásio Rio Branco e o corpo docente recebeu o sacramento da comunhão. 
     Após essa tocante manifestação de fé católica, organizou-se uma procissão que, saindo da Igreja Matriz, dirigiu-se ao educandário do alto de Santa Rita, conduzindo a imagem de Cristo Crucificado, que foi solenemente entronizada no auditório daquela casa de ensino. 
      Nessa ocasião ouviu-se a palavra fluente e erudita do professor Dr. Francisco Baptista de Oliveira, alusiva ao ato, seguindo-se uma sessão cívico-religiosa que teve o concurso das seguintes alunas: Maria Ferolla, Maria Stella, Amelia Salim, Aline Borges, Olimpia Freitas e Maria Alexandrina Lopes Bastos, com lindas interpretações literárias e musicais. 
       Encerrando a solenidade, discursou o Revdº Pe. Ovídio Simón, que disse de sua satisfação e do grande significado cristão dos atos religiosos que tinham sido realizados naquela manhã, tão plena de religiosidade, felicitando o educandário pela orientação benéfica que vem imprimindo no espírito da mocidade estudiosa bonjesuense. Após, foi oferecido aos presentes e aos alunos um substancioso lanche.



Lembrança da Páscoa do Ginásio Rio Branco em 09/04/1952, gentilmente enviada pelo ex-aluno Hitler Felício.




                                                                                       (Atualização em 14/04/2017)