segunda-feira, 25 de maio de 2015

COLÉGIO RIO BRANCO - 95 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO


O Colégio Rio Branco foi fundado em 1920, funcionando inicialmente em uma antiga casa da atual rua Aristides Figueiredo. No ano de 1930 o Colégio transfere suas instalações para uma pequena casa ao lado do Alto de Santa Rita, na atual Praça Amaral Peixoto.

A história dessa instituição está ligada ao desenvolvimento de Bom Jesus do Itabapoana, tendo, durante nove décadas, trilhado caminhos e experiências de amor à educação em nossa cidade.

Encerradas as atividades do Colégio em 2010, o local permanece como Espaço Cultural Luciano Bastos, homenageando aquele que por 53 anos esteve à frente da direção da escola.

Mais do que comemorar, queremos agradecer a todos: alunos, professores, funcionários, amigos! Que possamos continuar, com muito carinho e dedicação, nossa missão de preservar a história do Colégio Rio Branco, que continua vivo no coração e no pensamento de cada um que por aqui passou!

Abaixo transcrevemos texto de Luciano Bastos sobre o início do seu querido Rio Branco.










segunda-feira, 11 de maio de 2015

Alunos do Colégio Batista visitam o ECLB


            Recebemos no último dia 7 de maio no Espaço Cultural Luciano Bastos alunos da 8ª e 9ª série do Ensino Fundamental do Colégio Batista. 
               Acompanhados da Diretora Minervina T. de Oliveira e dos Professores Luis Fernando S. da Silveira e Rozivalda de O. Zanete Cabral, os estudantes puderam conhecer um pouco da história do Colégio Rio Branco e do acervo da imprensa, bem como as salas de exposição do ECLB.


Chegada dos estudantes ao ECLB




Professora Rozivalda de O. Zanete Cabral, Professor Luis Fernando da S. Silva e a Diretora do Colégio Batista Minervina T. de Oliveira. Os dois últimos, ex-alunos do Colégio Rio Branco.



Diretora Minervina T, de Oliveira e alunos durante visita ao ECLB











Professor Luis Fernando e alunos na exposição temporária do IEETF "Pérolas Negras"







sábado, 9 de maio de 2015

CINEMA NO ECLB: DELÍRIOS DE UM CINEMANÍACO


Apesar da chuva que caía em Bom Jesus no dia 07 de maio, cinemaníacos se dirigiram ao ECLB para assistir o filme "Delírios de um Cinemaníaco".

Ao final da sessão, os irmãos Paulo e Estêvão Tardin aproveitaram a inspiração do filme e contaram diversas histórias sobre Bom Jesus e suas experiências com filmagens nas décadas de 60 e 70. 





Os irmãos Estêvão e Paulo Tardin



TROVAS DE MARIA THEREZA CAVALHEIRO


Recebemos uma carinhosa correspondência da Sra. Maria Thereza Cavalheiro, escritora e poetisa paulista.

Correspondente de longa data com o Dr. Luciano Bastos, a Sra. Maria Thereza continua nos honrando com suas preciosas produções literárias.

Recebemos, para adornar a Biblioteca do ECLB, uma coletânea de trovas de sua autoria em homenagem ao Dia das Mães.

Compartilhamos aqui uma delas:
       
As estrelas infinitas
que o céu misterioso encerra
são olhos de mães aflitas
velando os filhos na terra.




Trovas de Maria Thereza Cavalheiro em homenagem às Mães enfeitam a Biblioteca do ECLB. Á direita, o livro da autora, Trovas para Refletir.



Maria Thereza Cavalheiro

     Nasceu em São Paulo, capital, em 25 de janeiro de 1929. Jornalista, advogada e tradutora. Fez verbetes para a Enciclopédia Badem. Traduziu em versos, do francês, As Centúrias de Nostradamus, o Inquietante Futuro, de Ettore Cheynet, e O Mundo Mágico dos Sonhos, de Mario Mercier. Recebeu Menção Honrosa no II Concurso Nacional de Poesia da Academia Ribeirãopretana de Letras; Menção Honrosa no Prêmio Eça de Queiroz, da UBE/RJ; 2º lugar em concurso da SUAM/RJ.

    Obras publicadas: Antologia Brasileira da Árvore (1960); Poema da Cidade Azul - Sinfonia de Brasilia (1963); Nova Antologia Brasileira da Árvore (1974); Colombina e sua Poesia Romântica e Erótica (1987); Estrelas e Vaga-Lumes (trovas, 1988); Segredos do Bom Trovar - Como fazer trova - Exemplos práticos (1989); Relâmpagos (1990). 

Fonte: União Brasileira de Escritores




sexta-feira, 8 de maio de 2015

RECITAL DE PIANO com LUIS OTÁVIO BARRETO


    O pianista bonjesuense Luís Otávio Barreto volta a se apresentar no Auditório do ECLB, com o recital “EU LÍRICO”.
       A apresentação será no dia 29 de Maio, sexta-feira, às 20h, com entrada gratuita.
       Contamos com sua presença!