sexta-feira, 30 de maio de 2014

VISITAS À EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DO NOSSO FUTEBOL

                                   
Acácio Gomes Teixeira, ex-aluno do Colégio Rio Branco, de 1980 a 1983

Dagmar Zanon Moreira
                                                                

José Francisco Almeida Jr., ex-aluno do Colégio Rio Branco, com José Eduardo.
                                                           

Décio Gomes Teixeira


Luis Sergio Carvalho                           
                           
Esio P. Rezende
                                                           

Sergio Brandão Dias e Darcy Martins Dias

















quinta-feira, 29 de maio de 2014

ECLB apresenta experiência no III Fórum Estadual de Museus

Ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio na cidade do Rio de Janeiro o III Fórum Estadual de Museus, que contou com diversos temas da área de museologia.


Abertura do III Fórum Estadual de Museus

No primeiro dia do evento foi eleita a Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus (SIM), cuja finalidade é propor diretrizes e ações para o Sistema. A Comissão tem mandato de dois anos, e para representação da região Noroeste Fluminense foi eleita como titular Paula Aparecida Martins Borges Bastos, do Espaço Cultural Luciano Bastos, de Bom Jesus do Itabapoana, e como suplente Marcelo Hungria, do Museu e Casa da Cultura de Aperibé.


Fonte: http://claudiaporto.wordpress.com/2014/05/26/cobertura-online-do-iii-forum-estadual-de-museus/

No segundo dia do evento, a vice-presidente do ECLB, Paula B. Bastos, participou da mesa "Museu-Fórum: Museus e Conexões", apresentando a experiência sobre o "Encontro A América Latina Somos Todos Nós", realizado pelo ECLB no ano de 2012. O evento foi patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura através de seleção em Edital realizado pela Superintendência de Museus.

Veja fotos do Encontro: http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/2012/08/fotos-do-encontro-america-latina-somos.html

Confira mais fotos do Encontro: http://espacoculturallucianobastos.blogspot.com.br/2012/08/visite-exposicao-pablo-neruda-no-brasil.html


No último dia do evento, a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Lucienne Figueiredo, divulgou que ainda no ano de 2014 ocorrerá uma jornada técnica por região do Estado, com realização de 40 oficinas, além de seis encontros regionais de capacitação.

As diversas experiências compartilhadas durante o Fórum possibilitaram aos presentes conhecer melhor as especificidades e diversidade existentes nos Museus do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando a interiorização crescente e o que une a todos que se envolvem com a área da museologia: o reconhecimento da importância da preservação de nossa cultura. 

Parabéns à Secretaria Estadual de Museus pelo excelente trabalho que vem realizando em seu estímulo à interiorização e dinamização dos museus em todas as regiões do Estado!

Saiba mais sobre o Fórum e conheça a Programação Completa do evento:


quarta-feira, 28 de maio de 2014

COLEÇÃO DE SELOS COM TEMA "COPA DO MUNDO" EM EXIBIÇÃO ATÉ QUINTA NO ECLB


          Venha visitar a exposição “Memórias do Nosso Futebol” e, de quebra, apreciar uma incrível Coleção de Selos sobre a Copa do Mundo! Atendendo a um pedido do ECLB, os Correios disponibilizaram o valioso material para exibição.

         A coleção permanecerá no ECLB até quinta-feira, 29 de maio, quando será levada pelos Correios para o Rio de Janeiro.

                                         

                           

                                     





                                     

VISITAS À EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DO NOSSO FUTEBOL

         O Espaço Cultural Luciano Bastos tem recebido ex-jogadores e torcedores do Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C., que, ao visitar a exposição Memórias do Nosso Futebol, têm podido reavivar memórias e lembranças, além de conhecer um pouco mais do nosso futebol.
        O nosso especial obrigado a todos pela presença.
                             
Jésus Soares de Araújo
Jésus Soares de Araújo e sua filha Sandra Mello







José Carlos Locatelli


Mirley Valadão levou os netos Gabi e Pedro para conhecerem um pouco mais sobre o Ordem e Progresso F.C.


Paulo Ridolphi Degli Esposti


Braz Roberto Cyrillo Viceconte, Edson Ferreira e Adelson Alberoni

João Batista Assad, Braz Roberto Cyrillo Viceconte e Adelson Alberoni


Braz Roberto Cyrillo Viceconte e Edson Ferreira 


Claudia Cristina Campos Cardoso, o marido Marcelo e o filho Heitor

Mirian Saraiva Moulin e a filha Maria Luiza

Moacir do Carmo e Julio Cesar Aguiar


Adilson Figueiredo


Thadeu Almeida






































Dr. Willian Couto Gonçalves visita o ECLB


          Na última sexta-feira, 23.05, o Espaço Cultural Luciano Bastos recebeu a ilustre visita dos bonjesuenses Willian Couto Gonçalves, Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e sua esposa Cassia Figueiredo Gonçalves, que conheceram a Exposição “Memórias do Nosso Futebol”, bem como as salas que conservam a memória do Colégio Rio Branco, onde estudaram. Dr. Willian foi professor daquele educandário e faz parte da Galeria Histórica de ex-alunos. 


Dr. Willian Couto Gonçalves e esposa Cassia Figueiredo Gonçalves em visita à exposição temporária do ECLB Memórias do Nosso Futebol: 100 anos de Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C.



O jovem pianista Luis Otávio Barreto brinda os visitantes com o hino de Bom Jesus

Dr. Willian Couto Gonçalves, ex-aluno e professor do Colégio Rio Branco, hoje Espaço Cultural Luciano Bastos

Ao lado de Daniel Lima (instrutor do curso), das artesãs Leninha Peres e Raimunda Maria Silva e dr. Gino Bastos, os visitantes puderam conhecer a cerâmica da Usina Santa Maria exibida no ECLB, 












quinta-feira, 22 de maio de 2014

Alunos da Escola E. Horácio Plínio visitam o ECLB


          Na Semana de Museus, alunos da Escola Estadual Horácio Plínio fizeram uma visita à exposição Memórias do Nosso Futebol: 100 anos de Olympico F.C. e Ordem e Progresso F.C., realizada no ECLB em parceria com o  Centro de Memória do IFF.
               Larissa Alves de Oliveira, Ereni Albino da Silva, Paloma Braga Rosa, Lucas Oliveira Alves e Maxuel da Silva, acompanhados da Professora Izabel Cristina Heringer, chegaram no início da manhã do dia 16/05 ao ECLB, para conhecer a exposição Memórias do Nosso Futebol, inaugurada na véspera.

           Com o tema “Museus: coleções criam conexões”, a Semana Nacional de Museus ocorreu em todo o país nas instituições que se inscreveram, como o ECLB,  junto ao IBRAM.
             A exposição Memória do Nosso Futebol está aberta até o dia 27 de junho no Espaço Cultural Luciano Bastos. O horário de funcionamento é:
 de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: (22) 3831.1056


                                              



Escola M. Ary Parreiras, de Laje de Muriaé, visita a exposição Memórias do Nosso Futebol, no ECLB

          O ECLB recebeu, no dia 16 de maio,a visita da Escola M. Ary Parreiras (CIEP 343), de Laje de Muriaé, à exposição Memórias do Nosso Futebol, no âmbito da programação da 12ª Semana de Museus. 

          Professores e alunos puderam dialogar sobre a evolução do futebol em nossa cidade, se divertir com os jogos de Futebol de Botão e Totó e conhecer a cerâmica da Usina de Santa Maria.
          Agradecemos a presença da Diretora da Escola, Leila Maria Andrade, Professoras Paula Tamara Rosmaninho, Liana Coelho Netto, Zenilia Silvestre Leite e um especial agradecimento a Maria Beatriz Silva, grande e incansável incentivadora da cultura em nossa região.