domingo, 26 de maio de 2013

Violonista Adler Tatagiba emociona no Espaço Cultural Luciano Bastos

         

     O professor e violonista Adler Tatagiba, mestre em música pela Universidade do Rio de Janeiro, se apresentou neste sábado, dia 25 de maio, num recital de violão no Espaço Cultural Luciano Bastos.     
    Participaram, também, dois de seus talentosos alunos: João Pedro Cozendey e Guilherme Farah. 


     

João Pedro Cozendey emociona platéia no ECLB

     O jovem violonista João Pedro Cozendey, de apenas 11 anos, fez a abertura: subiu ao palco em sua primeira apresentação solo,  e pôde mostrar todo o seu talento, encantando o público presente. 




João Pedro interpretou Snowflight (Andrew York) e Malagueña (Espanha)


     

Guilherme Farah: apresentação solo e em dupla com Adler Tatagiba

     Guilherme Farah, de Três Rios, fez apresentação solo, interpretando Estudo em Lá menor e Adantino, de Mauro Giuliani. Em seguida, ele e Adler, brindaram o público presente interpretando várias peças infantis, com destaque para a brasileira “Fui no Itororó”.


Público se encantou com a interpretação  das peças infantis


     Trazendo compositores conhecidos, como Leo Brouwer (Novos Estudos Simples - estudos em homenagem a Debussy, Mangoré, Caturla, Prokofiev, Tárrega, Sor, Piazzola, Villa-Lobos, Szymanowski e Stravinsky), Heitor Villa-Lobos (Prelúdio nº 4 e Estudo nº 1), Francisco Mignone (II Estudo - Seresteiro, e III Estudo - Tempo de Chorinho") e José Carlos Ligiero (“Valsa para Valentina” - com arranjo  feito pelo próprio violonista), Adler Tatagiba fez um recital que encantou quem foi prestigiar o evento. 
      A cada bloco da apresentação, explicava algo da música ou do autor que iria interpretar, num recital pedagógico para a platéia.

Adler Tatagiba
     Encerrando, executou um estudo de sua própria autoria, de nome "Celso ô Gelso?".





     Sem dúvida nenhuma, apresentações como a dessa noite tornam-se especiais para nós,  bonjesuenses, que  pouco temos oportunidade de entrar em contato, em nossa cidade, com esse tipo de apresentação.

   



     
     O evento foi prestigiado por um público seleto, amante da boa música. 

Guilherme Farah, João Pedro Cozendey e a mãe Alcione, e  Adler Tatagiba

João Pedro Cozendey e Adler Tatagiba: aluno e professor 


     Para quem perdeu a apresentação, uma boa notícia: Adler Tatagiba pretende voltar a se apresentar novamente em nossa cidade. 
     O ECLB deseja a esses talentosos músicos uma carreira de muito sucesso!




terça-feira, 21 de maio de 2013

Adler Tatagiba e José Carlos Ligiero: recuperação do precioso acervo do maestro

     Em 2009 o jornal O Globo publicou notícia sobre Adler Tatagiba e José Carlos Ligiero:






    No dia 25 de Maio, sábado, às 20 h, Adler Tatagiba se apresentará no Espaço Cultural Luciano Bastos, interpretando Leo Brouwer, José Carlos Ligiero e Heitor Villa-Lobos, dentre outros. Participação especial de João Pedro Cosendey e Guilherme Farah.





segunda-feira, 20 de maio de 2013

RECITAL DE VIOLÃO com ADLER TATAGIBA

                                      

O ECLB terá Recital de Violão neste sábado (25)


Violonista Adler Tatagiba se apresenta às 20 horas.

      Um recital de violão pelo professor de música e violonista Adler Tatagiba, com a participação especial de João Pedro Cozendey e Guilherme Farah, vai acontecer neste sábado (25) às 20h, no Espaço Cultural Luciano Bastos, com entrada franca.

      Adler Tatagiba é natural de Itaperuna RJ, onde iniciou seus estudos musicais ao Violão com o professor Marcelo do Almo.

      No ano de 2000, ingressou na Escola de Música da UFRJ onde estudou com Leo Soares (Violão), Marco Pereira (Harmonia), Bartholomeu Wiese (Prática de Conjunto), dentre outros, concluindo a Graduação em Música em 2006. 

      Em 2002 integrou o “Conjunto de Violões da UFRJ” sob a direção de Bartholomeu Wiese, participando com o grupo em três ocasiões do programa “Sala de Concerto” transmitido ao vivo pela Rádio MEC em 2003, 2005 e 2008, e, em importantes espaços culturais, como por exemplo: a Casa de Rui Barbosa e o Salão Dourado da UFRJ, dentre outros. Com este mesmo grupo, realizou apresentações em instituições de ensino musical como: UFRJ, Conservatório Brasileiro de Música, Escola de Música Villa-Lobos, UFMG, UFES, FAMES, UFSJ, UFOP, dentre outras. 

      Participou como solista do programa “Música e Músicos do Brasil”, transmitido pela Rádio MEC, em 2003 e 2009. Apresentou-se na Academia Brasileira de Letras a convite da FENAC (Federação Nacional de Cultura). Entre 2005 e 2007, desenvolveu diversas atividades como monitor e pesquisador musical, na Reserva Técnica Musical do Instituto Moreira Salles-RJ. 

      Aprovado em concurso, atuou na Escola de Música da UFRJ, como professor assistente/substituto de Violão e Prática de Conjunto, entre 2007 e 2008. Participou como professor e concertista na homenagem realizada pela Escola de Música da UFRJ, celebrando os 80 anos de Nicanor Teixeira.

      É colaborador do Movimento Arte Jovem Brasileira, tendo participado de diversas atividades e eventos, com destaque para a participação na "Coletânea Arte Jovem Brasileira Instrumental", a gravação do vídeo "Bagatela nº1 (d'Alma d'Almo)", realizado colaborativamente pelo Fórum Cultural de Niterói, Arte Jovem Brasileira e TV Brasil, e, a participação no palco alternativo do Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras em 2009. 

      Em 2011 concluiu o Mestrado em Música na UFRJ, onde desenvolveu a pesquisa intitulada "O acervo de José Carlos Ligiero".













Flâmulas de Bom Jesus


         Flâmulas que circularam em Bom Jesus do Itabapoana, na década de 50 e 60, doadas pela sra. Maria Ruth Bastos Demori, deram origem à concepção da Exposição Colecionar Para Quê?
         Na foto, flâmula que homenageia Padre Mello, durante a Festa de Agosto de 1963.

A Exposição vai até o dia 28 de Junho.

Funcionamento:
De terça a sexta.
Das 09 às 11:30h
Das 13 às 16:30h

Tel: (22) 3831.1056


Não deixem de curtir nossa página no Facebook!


          

DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS


       



          O Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, está participando da 11ª Semana de Museus, e parabeniza a todos os museus existentes no Estado pelo Dia Internacional de Museus – 18 de maio.



          Para comemorar, o ECLB está oferecendo, desde o dia 13 de Maio, a Exposição “Colecionar Para Quê?”, que fica aberta ao público até o dia 28 de Junho. Entrada franca!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ECLB RECEBE DOAÇÃO DE ACERVO DE JORNAIS A VOZ DO POVO




           Uma noite marcante para o Espaço Cultural Luciano Bastos!

        Assim se pode descrever a noite de segunda-feira, 13 de maio, durante a entrega da doação de exemplares de A Voz do Povo colecionados pelo sr. Alípio Garcia de Campos. 

      Os irmãos Maria Cândida Borges de Campos e Dr. José Francisco Borges de Campos, filhos de Alípio Garcia, ex-alunos do antigo Colégio Rio Branco - hoje Espaço Cultural Luciano Bastos, visivelmente emocionados ao chegar, percorreram as antigas salas, relembrando a época em que lá estudaram.







          Dr. José Francisco Borges de Campos. Foto de quando prestou Exame de Admissão no Rio Branco, logrando o 1º lugar.







Jornais A Voz do Povo colecionados e encadernados por Alípio Garcia foram doados pela família ao ECLB


Os jornais doados circularam entre 1940 e 1960 em Bom Jesus e região


Prof. Maria Áurea Hobaica ao lado dos irmãos Dr. Gino Bastos e Claudia Bastos, Diretora do ECLB, e dos irmãos Dr. José Francisco Borges Campos e Maria Cândida Borges Campos.


        Ex-aluna do Colégio Rio Branco, a Prof. Maria Áurea Megre Hobaica foi, por muitos anos, também Professora  do Colégio. Afilhada de Alípio Garcia, teve a sensibilidade de fazer a intermediação da doação dos jornais feita pelos familiares ao ECLB.

        


Dr. José Francisco encontrou-se no ECLB com Maria Prestes, esposa de Luiz Carlos Prestes


     Nessa noite, o ECLB recebeu também uma visita histórica: Maria Prestes, esposa de Luiz Carlos Prestes, que estava em nossa cidade para o lançamento de seu livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, organizado pelo IFF Bom Jesus.

Professor de História do IFF Luciano Rezende, professores da instituição e Maria Prestes


Maria Cândida Borges Campos, Dra. Nísia Campos, Diretora do Jornal A Voz do Povo, Dr. José Cabral de Mello, Dr. José Francisco Borges Campos e Prof. Maria Áurea Megre Hobaica.


             O Dr. José Francisco Borges de Campos, atual diretor do Instituto do ILTC (Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência), num discurso empolgado e generoso, falou dos exemplos de vida de seu saudoso pai, Alípio Garcia de Campos, e de uma Bom Jesus antiga, cheia de dificuldades mas com pessoas extremamente desejosas de enfrentá-las.
           Certamente essa noite ficará gravada para sempre nos corações de todos que lá estiveram presentes.


Dr. José Francisco Borges, Claudia Bastos (ECLB), Prof. Maria Áurea Hobaica, Martha Salim (Diretora de Cultura) e Dra. Nísia Campos (representante do jornal A Voz do Povo e Presidente do ILA)



     O ECLB agradece a doação do acervo, de grande importância para a memória de nossa cidade.









      O evento fez parte da programação do ECLB durante a 11ª Semana de Museus, iniciada na parte da manhã, com a abertura da Exposição "Colecionar Para Quê?".







                         


terça-feira, 14 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO COLECIONAR PARA QUÊ? é inaugurada no ECLB



Alba Lívia Travassos do Carmo expôs sua coleção de chaveiros. Segundo ela, cada um deles conta um pouco de sua história de vida, trazendo a memória de cada um que a ajudou a complementar o acervo.


O Espaço Cultural Luciano Bastos inaugurou, nesta segunda, 13 de maio, às 9h, a Exposição Colecionar Para Quê?, integrando à 11ª Semana de Museus. A Semana é um evento anual, que acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

A Exposição reúne objetos diversos, de gente que é apaixonada por guardar aquilo que para muitos não tem mais valor.

Além de visitantes e colecionadores participantes, estiveram presentes a representante da Secretaria Municipal de Educação, Professora Kamilla Delatorre, e alunos e professores da Escola Estadual Euclides F. Tardin.



Momentos antes da inauguração


Professora Kamilla Delatorre, representando a Secretaria Municipal de Educação, prestigiou o evento.

Alunos da Escola Estadual Euclides Feliciano Tardin em visita à Exposição

Chaveiros, coleção Alba Lívia Travassos do Carmo


Alba Livia e sua coleção de Instrumentos Musicais em miniatura. 

Luciene Rampazzio e sua coleção de Cartões Telefônicos, ao lado da fotógrafa e também colecionadora Rosângela Figueiredo.

Moedas, acervo ECLB

Izany Batista Borges, com sua coleção de Pinguins

Foi assistindo o filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" que Sebastião Ferreira Pimentel, com apenas oito anos de idade, conheceu o cantor Roberto Carlos. A paixão desde então só aumentou, e hoje possui um invejável acervo de discos, cds, dvds, revistas e tudo o mais que disser respeito ao rei da música popular brasileira.


Professoras Maria Aparecida Anselmé e Helena Almeida Costa, da Escola Euclides Feliciano Tardin, ao lado da coleção sobre a vida e obra do rei Roberto Carlos, do colecionador Sebastião Ferreira Pimentel.

Coleção de Selos dos Correios traz o tema Brinquedos e Brincadeiras infantis no Brasil e no mundo.










Carlos Augusto Galo iniciou sua coleção de automóveis e caminhões em miniatura para homenagear o pai, caminhoneiro, sr. Nicote Galo.


Coleção de Tampinhas de Coca-Cola, década de 70, com personagens da Disney, acervo Espaço Cultural Luciano Bastos.


Professor Alcino Pedrosa Cavichini presente com seus alunos.

Coleção de Leques, acervo Espaço Cultural Luciano Bastos



As irmãs Paula (esquerda) e Claudia Bastos (direita), diretoras do Espaço Cultural Luciano Bastos, ao lado do irmão Gino Bastos.
Foto Rosângela Figueiredo


     A Exposição Colecionar Para Quê? fica aberta ao público até o dia 28 de Junho.

ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS
Horário de Funcionamento:
De Terça a Sexta-feira, das 9h às 11h:30min e das 13h às 16h:30min
Tel: (22) 3831.1056