sábado, 26 de maio de 2012

I MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO ECLB


Instalação Artística: um retorno ao sensível
A arte manifestada através de experiências sensoriais


Abertura: 01/06/2012
Horário: 19h30min

Aberto à visitação de escolas e comunidades
dias 04, 05 e 06 de junho.

Uma proposta das arte-educadoras
Márcia O.R. Paulista e Valéria P. Narde


SÁBADO CULTURAL EM BOM JESUS: OCORRE A 1ª OFICINA LITERÁRIA DO ECLB

Na abertura do evento, um belo momento musical de saxofone e violão, tocados por Vanessa e Deuslene.
Momento Musical: Vanessa e Deuslene
Em seguida a contadora de histórias Maria Elvira Tavares Costa iniciou a Oficina "Rubem Braga e o Poder da Palavra", afirmando que "quando você conta história, a criança vem".

A mestra, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conterrânea de Rubem Braga, emocionou o público relatando fatos importantes da vida do cronista, que "escrevia os fatos do mundo a partir da visão do homem do interior".
 
A contadora de histórias Maria Elvira
A contadora de histórias assinalou que Rubem Braga possuía sua "alma ligada a raízes simples interioranas e sensíveis de toda a sua família", mencionando, como exemplo, o seguinte texto:

"... Com pobre a gente tem de ser muito delicado, me
u filho" (in O Compadre Pobre, de 1952).

Rubem Braga "teve suas crônicas publicadas nos maiores jornais do país durante aproximadamente cinco décadas" e é considerado , por muitos, como "o maior cronista do século XX no Brasil e pelo fato de ter sido o único escritor a conquistar um lugar definitivo na literatura, exclusivamente, como cronista", afirmou a autora cachoeirense.

Ao final do memorável evento, Maria Elvira fez uma grande revelação: o consagrado cantor e compositor cachoeirense, Sérgio Sampaio, autor do antigo êxito "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua", chegou a compor uma música para uma musa de Bom Jesus do Itabapoana, intitulada "Em nome de Deus", onde consta os versos:

"eu nunca pensei que pudesse querer
alguma mulher como quero você

...
agora que estou à mercê de sua luz,
em nome das águas lá de Bom Jesus",

Tal canção revelaria, segundo Maria Elvira, "a relação passional entre Cachoeiro de Itapemirim e Bom Jesus do Itabapoana".
Veja os vídeos das músicas "Em nome de Deus" e "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua".
http://www.youtube.com/watch?v=GLFLQAGYVX8
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=4Gz_3rFWGdw

Maria Elvira fez questão de registrar, ainda, que "temos de recuperar a capacidade de sonhar e sonhar juntos na construção de um mundo melhor",
doando obras de (e sobre) Rubem Braga, além de outros autores cachoeirenses, para a Biblioteca do ECLB.
 
Vários participantes estiveram presentes, entre eles a dra. Nísia Campos, presidente do Instituto de Letras e Artes (ILA) Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo, os novos membros da Academia Bonjesuense de Letras (ABDL), Tereza Cristina Lima Nazareth de Jesus - que declamou uma poesia - Paulo Xavier e Gino Martins Borges Bastos, os jovens atores Bianca Gonçalves e Moacir Neto, e Adriana Peixoto, dirigente da Cia de Teatro América Latina, a advogada cachoeirense Lucília Stanzani, que intermediou a vinda de Maria Elvira a Bom Jesus, e professor representante do Colégio Santa Rita de Cássia.

A 2a. Oficina Literária do ECLB  está confirmada e ocorrerá no dia 23 de junho, às 14 h, com o autor teatral Adriano Moura, de Campos dos Goytacazes, com a oficina "DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO", sobre leitura e criação poética a partir dos textos de Carlos Drummond de Andrade, em comemoração aos 110 anos de seu nascimento.



sábado, 19 de maio de 2012

RUBEM BRAGA E O PODER DAS PALAVRAS

Oficina Literária no ECLB

Bate-papo sobre Literatura e Humanidades

Com Maria Elvira Tavares Costa – Contadora de Histórias


              Rubem Braga nasceu em 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Reconhecido por muitos como o maior cronista brasileiro do século XX, foi o único escritor a se dedicar exclusivamente às crônicas, elevando-as, com a qualidade e importância de sua obra, à condição de gênero literário.

      Escreveu por mais de cinco décadas nos principais jornais do país, sensibilizando e formando opiniões.

      Foi correspondente da Segunda Guerra Mundial, Chefe do Escritório Comercial do Brasil no Chile e Embaixador do Brasil em Marrocos.

      Amigo pessoal, entre outros, de Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira - que dizia que Rubem escrevia ainda melhor quando não tinha assunto.

      Foi um menino do interior que, mesmo levantando grandes voos, nunca perdeu de vista sua pequena cidade e os ensinamentos de rara humanidade ali aprendidos.

      Conhecer um pouco da obra e da vida de Rubem Braga é presentear-se com um mergulho em nossas próprias almas – lugar onde mora todo o nosso poder!

      Rubem Braga faleceu aos 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. Suas cinzas, a seu pedido, foram lançadas no Rio Itapemirim, em seu torrão natal. Rio abaixo, nas águas de sua infância, ele retornou ao mar, onde, certamente, brinca alegremente com belas sereias!

      Venha participar conosco!

Dia 26 de maio de 2012, às 14h
Local: Espaço Cultural Luciano Bastos
Praça Amaral Peixoto, 13, Centro. Bom Jesus de Itabapoana, RJ.
Tel: (22) 3831-1056
espacoculturallucianobastos@ig.com.br

Vagas Limitadas. Inscrição: R$40,00.

Facilitação para alunos e professores.